O que é chama laranja no fogão?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás. Ou seja, a chama laranja é causada por um desequilíbrio.

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.

Caso houver predominância da cor amarela na chama, significa que há muito ar junto com o gás, e isso, ocasiona na queimadura das panelas. Nesses casos, tente ajustar a válvula do gás até a chama ficar completamente azul.

Ao final do botijão, as pontas da chama do fogão que antes eram de um azul intenso ficam alaranjadas ou amareladas e trepidantes, até que o fogo falhe completamente. Esse é um sinal de que a combustão não está sendo eficaz, pois há muito mais oxigênio do que quantidade de GLP disponível para a queima.

2. A chama está amarela, o que indica que o gás não é puro ou tem muito ar no botijão/encanamento, formando monóxido de carbono; 3. A chama está muito alta e o calor é maior do que a panela suporta.

Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio.

Uma estratégia infalível para fazer com que seus eletrodomésticos voltem a brilhar como novos é a famosa misturinha de bicarbonato de sódio e água. Para preparar essa super pasta que vai te ajudar na missão de eliminar os amarelados, basta misturar duas colheres do bicarbonato com um pouquinho de água e mexer bem.

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas. Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas. Quando o interior do seu fogão está sujo, por exemplo, o fogo dele pode ficar verde por causa da sujeira, o que pode ser perigoso.

Abra o obturador do tipo em forma de barril, rodando-o para a esquerda; feche-o girando no sentido horário. Abri-lo adicionará mais ar, fazendo com que a chama fique mais alta. Fechá-lo reduzirá o ar na mistura e abaixará a chama.

Chamas do fogão:
O próprio fogo mantido pelo gás dá sinais de quando seu combustível está para acabar. Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio.

O botijão azul que diferencia a marca das demais, representa a qualidade do produto, identificada na chama azul, indicando a combustão completa do gás.

O fogo a gás deve ser sempre azul. Uma chama laranja indica a queima incompleta do gás, e é perigosa porque resulta na liberação de monóxido de carbono, um gás venenoso.

1- Repare na cor da chama do fogão
Esse é o sinal de que você tem gás suficiente para cozinhar. Já quando o gás está acabando, as chamas ficam em tons de amarelado e avermelhado e podem ficar trepidantes. Isso acontece porque a quantidade de oxigênio é maior do que o de gás durante a queima.