O que é Chakras no espiritismo?

Perguntado por: aapolinario5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os chakras ou chacras, são pontos de energia conectados ao longo da nossa coluna, que servem para absorver a energia vital, distribuindo-a pelo corpo, mente e espírito, para posteriormente, liberá-la para o exterior. Eles podem se manifestar em aspectos mentais, físicos ou emocionais.

É possível ativar o chakra base:

  1. pela alimentação: aipim, batata-doce e cenoura;
  2. por atividades: ligadas à terra e à jardinagem, como andar descalço na grama e plantar na horta. ...
  3. por meditação: colocar as mãos sobre ele e entoar o mantra LAM três, nove, 27 ou 108 vezes.

Mas quem é que “acredita” nesse conceito? Milhares de pessoas, é claro. Mas ele vem principalmente de religiões orientais como o budismo e até o hinduísmo, que definem os chakras, de maneira objetiva, como sendo centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.

Quando trabalhamos os chakras, abrimos o canal de acesso à expansão dessa energia. Sushumna se abre e flui livremente quando Ida e Pingala estão balanceadas e em equilíbrio. Estes outros dois canais principais estão constantemente circulando Sushumna, como cobras se entrelaçando.

Entre os sintomas de um chacra bloqueado, estão:

  1. Excesso de pensamentos;
  2. Dificuldade em encontrar significado na própria vida;
  3. Dificuldade na tomada de decisão;

Os Chakras se desequilibram com os excessos. Se fazemos algo demais ou de menos em nossas vidas, um Chakra vai ser prejudicado. Chamamos isso de energias Yin e Yang, sendo que o Yin é a energia do recesso, do descanso e da não-ação; e o Yang é a energia do excesso, da atividade e da ação.

Os 7 (sete) principais chakras localizam-se na a coluna vertebral desde a sua base até o alto da cabeça. Cada um deles corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano.

Tampar o umbigo é uma crença muito antiga que até hoje muitas pessoas costumam usar. Tampar oumbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam que este ato irá ajudar na proteção das energias ruins, mau olhado, inveja, olho gordo e tudo que possa nos deixar vulneráveis.

Respire fundo sempre que você sentir que precisa limpar suas energias. A meditação é uma tática muito eficaz para limpar os chakras, já que você vai inspirar e expirar bons sentimentos. Feche os olhos, esvazie a mente e visualize cada ponto de energia com sua respectiva cor.

A origem dos chakras
O registro mais antigo que se tem sobre os chacras vem de escrituras sagradas do hinduísmo, no século 2 a.C. Hoje, essa crença ultrapassou os limites da cultura hindu, percorrendo o mundo ocidental. A tradição diz que nós possuímos sete chacras principais, localizados ao longo da coluna vertebral.

CHAKRA RAIZ: OS SEGREDOS DO CHAKRA DO DINHEIRO
Dos 7 principais chakras do corpo, o chakra da raiz é o que está mais intimamente ligado às questões de dinheiro, sobrevivência e abundância.

Concentre-se no chakra esplênico, na região lombar, e no que ele representa. Repita a palavra "VAM" mentalmente, mas de forma clara. Enquanto isso, relaxe o corpo, pense no chakra, no que ele significa e em como ele afeta a sua vida. Continue até relaxar por completo e se sentir um pouco mais "limpo".

Separamos abaixo algumas dicas de como ativar o terceiro olho:

  1. Cultive o silêncio. Para ser capaz de receber as mensagens que o terceiro olho nos envia, precisamos ser capazes de acalmar e silenciar nossa mente. ...
  2. Aprimore sua intuição. ...
  3. Alimente sua criatividade. ...
  4. Coloque os pés no chão.

O chakra coronário é bloqueado quando há um apego ao material. Esse bloqueio traz tristeza, indecisão e desesperança, além de questionamentos sobre o verdadeiro valor da vida podem surgir. Os problemas podem evoluir para o alienamento em relação ao mundo e às pessoas, podendo culminar numa depressão.

Outro método muito recomendado para a harmonização dos chakras são as consultas com a Mesa Radiônica, que permitem ao indivíduo tomar consciência do motivo de determinados desequilíbrios e doenças, e trabalhar numa cura completa, que abarca ao mesmo tempo o corpo físico, mental, emocional e espiritual.

Um dos sintomas da abertura do terceiro olho é a mudança na respiração. Pessoas que ativaram o terceiro olho têm a experiência de um fluxo mais constante e profundo de suas próprias respirações. Assim que o terceiro olho ativado é muito comum que se sinta uma maior irritabilidade e raiva.

A glândula pineal é conhecida como “terceiro olho” devido à sua localização – na parte central do cérebro, entre as sobrancelhas – e também pela sua sensibilidade à luz. Além disso, a glândula pineal é considerada por algumas tradições esotéricas um meio de contato com o mundo espiritual, “o olho que tudo vê”.

O terceiro olho, também conhecido como Ajna, o sexto chakra, situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau.

Chakra do plexo solar
Neste chakra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor e ansiedade. É considerado um dos chakras que mais requer atenção e cuidado, já que lida diretamente com a saúde mental.

1º chakra: básico ou da raiz. O chakra da raiz tem o poder de influenciar a sua situação financeira. Chakra da raiz e energia vital. Quando o seu chakra da raiz está bloqueado, a energia da abundância não flui.

Há várias maneiras de desbloquear seus chakras, com as mais comuns incluindo poses de yoga, exercícios respiratórios e meditação. Algumas pessoas também usam pedras curativas, cristais e terapia de som. Técnicas diferentes podem ajudar para cada um dos sete chakras que formam o sistema de chakras.