O que é CFOP 6916?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

6916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.

É importante que na nota fiscal para remessa de conserto tenha registrado o CFOP 5915 (operações internas) e o CFOP 6915 se o produto for enviado para fora do estado.

A nota fiscal relativa à Remessa em Demonstração será emitida utilizando-se o CFOP 5.912/6.912, com destaque de IPI, se for o caso, sem destaque de ICMS, devendo ser indicada, em “Informações Complementares”, a seguinte expressão: “Mercadoria remetida para demonstração”.

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação da nota fiscal (CFOP) deverá ser “REMESSA PARA CONSERTOouREMESSA DE MERCADORIA OU BEM PARA REPARO”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI não devem ser ...

Portanto, a nota de devolução pode ser emitida tanto pelo remetente da mercadoria, quanto pelo destinatário. Mais uma diferença que você pode ter percebido, é que a nota de retorno é emitida após a nota de remessa, enquanto a de devolução é depois de uma NFe de venda ou de compra.

Por ser uma operação não tributada (REMESSA), não é devido o ICMS-ST para o CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Sobre o 6949, depende da operação, mas o CFOP não é de costume usado para retenção do ICM-ST.

Por exemplo, as notas fiscais com o CFOP 6.915 (Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo) estão sendo emitidas com o CST 07, referente às contribuições do PIS/COFINS.

CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Você está em: Página Inicial ›

CFOP 6102

O que é CFOP 6102 e como utilizar
Pois bem, temos que utilizar o CFOP 6102 quando existe uma movimentação interestadual, ou seja, quando a mercadoria é adquirida fora do estado de origem.

Nas operações de remessa para conserto ou reparo, a natureza da operação a ser utilizada é o CFOP 5.915 se dentro do Estado, quando enviado para outra Unidade da Federação deverá ser utilizado o CFOP 6.915.

Esse tipo de nota fiscal é emitida quando algum produto apresenta algum defeito e é enviado a terceiros para reparos. Depois emite-se a de Retorno, para quando o produto volta do conserto.

É a partir dela que o possível cliente pode conhecer o produto e virar de fato um revendedor daquela mercadoria. Um exemplo prático é imaginar que eu tenha uma indústria de plásticos e queira enviar um produto para avaliação de um possível revendedor, nesses casos é só utilizar a remessa para demonstração.

A nota de demonstração é emitida quando a mercadoria é enviada para o cliente apenas para que ele conheça ou avalie o produto. Primeiro é emitida a nota de Remessa, para quando o produto vai para o cliente para demonstração. Depois, é emitida a nota de Retorno, para quando o produto voltar da demonstração.

60 dias

Nas remessas em demonstração, a legislação determina como condição da suspensão do imposto o retorno da mercadoria ao estabelecimento de origem dentro de 60 dias.

O ICMS não incide sobre a remessa e retorno para conserto de bens de usuário final, integrantes do seu ativo imobilizado, bem como sobre a remessa e retorno de partes e peças adquiridas pelo proprietário do equipamento para serem empregadas no referido conserto (artigo 7º, incisos IX e X, do RICMS/2000).

Deve emitir a nota fiscal de remessa qualquer empresa que fizer envios de itens para prestação de serviços ou mercadorias. A nota deve estar atrelada à mercadoria para demonstrar a qualquer autoridade a sua regularização.

A nota fiscal de remessa deve ser emitida pelo mesmo sistema que gera as notas fiscais eletrônicas da sua empresa. Ao preenchê-la, é preciso definir o motivo da operação e informar os dados de cliente, bem como do frete, produtos e tributos.

CFOP 5916 Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.

A principal diferença entre notas de devolução e de retorno é que enquanto a nota de retorno é utilizada após a emissão de uma nota de remessa, a nota de devolução é usada depois da emissão de uma nota fiscal de venda ou de compra.

É utilizada nos casos em que é preciso retornar uma mercadoria para o estoque, porém, a saída dela não foi pelo motivo de venda ou compra.

Continuar lendo O que é CFOP 1929?