O que é CFOP 1303?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Classificam-se neste código as aquisições de serviços de comunicação utilizados por estabelecimento comercial. Também serão classificadas neste código as aquisições de serviços de comunicação utilizados por estabelecimento comercial de cooperativa.

CFOP 6102

Pois bem, temos que utilizar o CFOP 6102 quando existe uma movimentação interestadual, ou seja, quando a mercadoria é adquirida fora do estado de origem.

Acesse o módulo Cadastro > Códigos Fiscais: Confira as informações apresentadas na coluna "Grupo" da tabela de CFOPs, essa coluna, determina qual grupo o CFOP está cadastrado e determina se o mesmo será tributado ou não.

Na indicação da “Natureza da Operação”: o CFOP costuma estar logo ao lado desse campo, normalmente no topo da NF. Nas colunas de detalhamento dos produtos ou serviços comercializados: ou o CFOP pode estar ao lado das informações referentes ao que foi comercializado em cada nota fiscal.

Onde encontrar a tabela CFOP
Ela é disponibilizada na íntegra pelo portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica. Contudo, é indicado que um contador seja responsável por analisar a situação e verificar qual o código a ser utilizado.

Enquanto o CFOP 5101 indica a venda de produção do estabelecimento, o CFOP 5102 indica a venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. Ou seja, o primeiro indica a venda de produtos fabricados pela própria empresa, enquanto o segundo diz respeito à revenda de mercadorias.

R.: 1 - Sim. 2 - O Código Fiscal de Operação ou Prestação - CFOP será 1.556 - Compra de material para uso ou consumo, caso seja destinada ao uso ou consumo do estabelecimento.

A nota fiscal CFOP 5949 é considerada a mais simples do mercado, já que sobre ela não há a incidência de nenhum imposto. Assim, a sua emissão também é mais simples, pois não é necessário preencher os campos relativos ao ICMS, IPI, PIS e COFINS.

Clique na nota que deseja alterar e abrirá o formulário para editá-la:

  1. Clique no produto (item) dentro da nota.
  2. Altere o número do campo CFOP. Verifique com o seu contador qual CFOP utilizar.

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Caso você não encontre um CFOP que se enquadre na operação, pode usar 5.949 (CFOP simples remessa dentro do estado) para registrar entradas e 6.949 (simples remessa fora do estado) para registrar saídas, um código que significa “outras saídas não especificadas”.

Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento.

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), identifica a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do código, definido pela tabela CFOP, consegue-se saber se a operação terá ou não que recolher impostos.

A mesma nota fiscal pode conter mais de um CFOP desde que eles sejam da mesma natureza. Por exemplo, se uma nota for emitida para venda, a natureza será venda, porém, se for emitir para amostra grátis a natureza será bonificação.

CFOP 1403

A principal utilização do CFOP 1403 é quando um estabelecimento comercial compra mercadorias para revenda. Ou seja, é um código muito utilizado por lojas de varejo quando fazem compras com seus fornecedores.

O CFOP a ser utilizado para esta natureza da operação é o 5.915, no caso de nota de saída estadual, ou 6.915, no caso de nota de saída para outros Estados.

O CFOP da nota fiscal emitida pela empresa optante pelo Simples Nacional será o 5.911 ou o 6.911, e a natureza da operação, "Remessa de amostra grátis". Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de amostra grátis.

Como funciona o CFOP? O CFOP é composto por quatro dígitos, onde o primeiro, no caso o prefixo, determina a natureza da operação, ou seja, se é entrada ou saída de mercadorias. Por sua vez o sufixo determina o código de Situação Tributária. Para as Notas Fiscais de entrada o prefixo se inicia com 1 ou 2.