O que é cesariana colada?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Além disso, o corte na camada superior da pele pode ser fechado com uso de uma espécie de cola. Esse tipo de sutura se chama cesárea colada. Porém, as paredes internas não são coladas, apenas a camada externa, deixando muito mais discreto o local da incisão.

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.

O cordão umbilical é cortado e o recém-nascido é examinado por um médico neonatologista. Em seguida, a mãe é apresentada ao seu filho. Enquanto isso, o obstetra retira a placenta — dequitação — e faz a sutura do útero e da pele.

Essa técnica consiste em suturar os tecidos em vários níveis, desde os mais profundos até chegar à pele. O objetivo do fechamento por camadas é conferir uma maior firmeza às junções dos tecidos que foram seccionados, promovendo uma cicatrização de maior qualidade internamente.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Cicatriz após cesariana
O local da cicatriz é acima da sínfise púbica (a púbis). A extensão (tamanho) é de aproximadamente 10 cm de comprimento.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos pelo corpo em alguns dias.

Além disso, o corte na camada superior da pele pode ser fechado com uso de uma espécie de cola. Esse tipo de sutura se chama cesárea colada. Porém, as paredes internas não são coladas, apenas a camada externa, deixando muito mais discreto o local da incisão.

Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços. Até breve, aproveite o neném!

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Até o momento, não há evidência de que a cola é melhor ou pior do que as suturas. No fim das contas, o uso desse recurso vai ser uma decisão compartilhada entre cirurgião e paciente.

A cola cirúrgica é uma substância geralmente derivada de cianoacrilato que quando aplicado sobre a ferida confere vantagens como resistência, proteção, barreira antimicrobiana, efeito hemostático, facilidade na troca de curativo e reduz o tempo de cicatrização.

A cola adere à pele por cerca de 15 a 20 dias após a cirurgia e cai naturalmente. Se permanecer após esse período, quando o médico for retirar os pontos, ele retira a cola em conjunto.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.