O que é certo saudade eterna ou saudades eternas?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

'Normalmente não colocamos o substantivo abstrato no plural, mas no caso de ciúmes e de saudade, existe, sim, a possibilidade de usar no plural, o uso é frequente e registrado', explica o professor.

Melhores frases de saudade eterna
A saudade e as lembranças que deixou comigo serão eternas! Você partiu para sempre e a saudade entrou no meu coração e lá vai morar eternamente! Você partiu e no meu coração nasceu um vazio e uma dor sem fim. Vou sentir saudade eterna.

Em uma perspectiva ortodoxa, saudade não teria plural, já que substantivos designadores de sentimentos não podem sofrer flexão de número exatamente por não serem contáveis. Por isso, então, não costumamos ouvir frases como “Tenho muitas raivas de você.”, com a palavra raiva no plural.

1 melancolia, nostalgia, pesar, tristeza, banzo, lembrança, mágoa.

Alguns defendem apenas o uso da forma saudade, no singular, outros já aceitam a forma saudades, no plural. Segundo os mais tradicionalistas, não é correta a formação do plural de substantivos que exprimem noções abstratas, como saudade, ciúme, tristeza, raiva, preguiça, …, visto não serem noções enumeráveis.

Da maneira em que a frase foi colocada, o correto seria dizer: estou com saudade, tenho saudade...etc. No entanto, posso ter saudade de diversas situações ou de pessoas, o que permitiria dizer: estou hoje com as minhas saudades; as minhas saudades não me deixam... etc. Mas, são situações meio diferentes.

Diga que sente o mesmo.
Não importa qual a situação, você provavelmente sente falta dele também! Se vocês estiverem falando ao telefone ou por chamada de vídeo, sorria ao dar uma destas respostas: “Eu sinto mais ainda.” “Estou morrendo de saudade de você.”

A sigla SDDS é uma abreviação da palavra “saudades”.

A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar. E hoje é já outro dia. E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste.

As duas formas – felicidade e felicidades – podem ser usadas na Língua Portuguesa apesar de certos “puristas” indicarem que apenas devemos usar no singular. Ou seja, o argumento é que “felicidade” transmite uma ideia de sentimento e uma “noção” abstrata pelo que não deve ser enumerável.

Rei deprê criou a palavra
O rei dom Duarte inventou a palavra “saudade” em Leal Conselheiro, considerado por alguns pesquisadores o primeiro livro de auto-ajuda da literatura portuguesa.

Na gramática, saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa.

A sílaba tônica de saudade é o da.

A ciência separa a saudade em quatro tipos: a presente, a nostálgica, a magoada e a insana.

Saudade [longing, yearning, nostalgia, homesickness]

  1. Estou com saudade de você.
  2. I miss you.