O que é cerco na Bíblia?

Perguntado por: dramos4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Num cerco, toda a cidade está rodeada pelo inimigo. Ninguém pode entrar ou sair, nem há entrada de alimentos ou água. O objetivo dos atacantes é que os habitantes da cidade sejam forçados a render-se. Por esta razão, era importante ter uma fonte de água dentro da ...

Aumentar a pressão física ou moral exercida sobre algo ou alguém; perseguir ou vigiar mais intensamente.

O cerco de Jerusalém foi um dos grandes feitos dos cavaleiros cruzados no fim do século XI d.C. O grande feito da chamada Primeira Cruzada, que durou de 1095 a 1099, foi o Cerco de Jerusalém, realizado de 7 a 15 de julho de 1099.

O Cerco de Jericó consiste em uma semana incessante de batalha espiritual, com intensificação da oração pessoal e comunitária, adoração ao Santíssimo, confissão, jejum, pregação da Palavra de Deus. Esse é o objetivo do Cerco de Jericó: derrubar as muralhas pela força da oração.

Na Idade Média, um cerco geralmente fazia jus ao nome: a fortaleza inimiga era só cercada mesmo, de forma que não pudessem obter mantimentos de fora, até que se rendessem por fome e/ou falta de munição. Ataques com trabucos e outras catapultas serviam para encorajar o adversário a desistir.

Faltar a um compromisso; não cumprir com um combinado, prejudicando outras pessoas.

O cerco de Jerusalém em 586 a.C. foi um dos eventos mais dramáticos da história antiga. O exército babilônico liderado pelo rei Nabucodonosor II sitiou a cidade e impôs um bloqueio que durou cerca de um ano antes de conquistar e destruir a cidade.

A forma [cerco]pode ser [nome masculino] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de cercar] .

A forma [serviu]é [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de servir] .

Encerrar em espaço fechado: 5 encerrar, prender, aprisionar, trancafiar, encarcerar, enclausurar, encurralar, acurralar. Concluir algo, dando-lhe um fim: 6 concluir, finalizar, totalizar, ultimar, acabar, terminar, realizar, fazer, encerrar, arrematar, findar.

De fato, Jerusalém foi sitiada, mas a Bíblia registra que o cerco durou apenas um dia, quando o Anjo do Senhor livrou Seu povo.

O exército romano usou bate-estacas para tentar abrir vãos nas muralhas de Jerusalém. Foi assim que a cidade caiu, ao fim do cerco. Vinte homens e um corneteiro tomaram o local por uma brecha na fortaleza Antônia. Os judeus se imaginaram vítimas de um ataque em larga escala e fugiram.

Jerusalém durante a Idade Média
Jerusalém permaneceu dominada pelos romanos até o ano de 476 d.C., quando aconteceu a desagregação (queda) do Império Romano do Ocidente. Com isso, a cidade passou ao domínio do Império Romano do Oriente, conhecido como Império Bizantino.

Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos. Deus não queria que os israelenses se contaminassem. A saída seria derrubar todas as muralhas, porque o Senhor quer o melhor para seu povo.