O que e centrípeta exemplos?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Assim como a aceleração, a força centrípeta aponta para o centro da trajetória circular. Quando um veículo executa uma curva em uma autoestrada, a força de atrito entre os pneus e o asfalto atua como força centrípeta e mantém o móvel preso à trajetória circular.

O que é força centrípeta? Uma força centrípeta é a força resultante que age sobre um objeto para mantê-lo em movimento ao longo de um trajeto circular.

Diferenças entre força centrífuga e força centrípeta
A força centrífuga é uma força fictícia cujo sentido é oposto ao centro da circunferência formada pelo movimento. Por sua vez, a força centrípeta é uma força real e seu sentido é para o centro da circunferência.

A força centrífuga é um exemplo de pseudoforça. Elas surgem somente quando se está em um referencial em movimento circular. Por exemplo: quando estamos dentro de um carro e o carro faz uma curva, nos sentimos "jogados" pra fora do carro (novamente, a importância de usar cinto de segurança).

Aceleração centrípeta é a aceleração que causa a mudança na direção da velocidade de algum móvel que execute um movimento circular. Ela aponta na direção do raio do movimento e é calculada pela velocidade escalar do móvel elevada ao quadrado, dividida pelo raio da circunferência.

Força centrípeta: o veículo é jogado para dentro da curva, pois a traseira se desprende do chão.

A força centrífuga é uma força inercial observada em trajetórias curvilíneas que nos causa a sensação de sermos puxados para fora dos objetos. A centrifugadora laboratorial utiliza a força centrífuga a fim de separar os componentes sanguíneos para as análises.

A fórmula da força centrípeta deriva da Segunda Lei de Newton, também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, que diz: “A aceleração (a) adquirida por um corpo é diretamente proporcional à força resultante (Fr) que atua sobre ele.”

Na máquina de lavar, a roupa encosta na lateral do cilindro e uma força de contato a mantém em movimento circular.

A aceleração centrípeta é uma aceleração que aparece durante os movimentos circulares, com orientação perpendicular para o centro da trajetória. A unidade de medida da aceleração centrípeta é m2/s . Ela é calculada principalmente através da divisão entre o quadrado da velocidade escalar e o raio.

Ao fazer uma curva, sentimos o efeito da força centrífuga, a força que nos "joga" para fora da curva e exige um certo esforço para não deixar o veículo sair da trajetória. Quanto maior a velocidade, mais sentimos essa força.

Tipos de centrífuga

  • Microcentrífuga. Utilizada para tubos de pequeno volume, entre 0,5 e 2mL.
  • Centrífuga de bancada. Amplamente utilizada para centrifugar diferentes amostras e volumes até 200mL.
  • Centrífuga clínica. ...
  • Ultracentrífuga. ...
  • RCF = 0,00001118 x raio x rpm² ...
  • Ângulo variável.

A força centrífuga consiste numa força aparente (de inércia) que se manifesta nos corpos em rotação e cujo efeito é o afastamento dos corpos do centro de rotação.

O que tem a tendência de se afastar do centro por rápidos movimentos de rotação. Exemplo de uso da palavra Centrífugo: Observe uma máquina de lavar roupas quando operando no modo "centrifugação". As roupas são arremessadas para as laterais do tambor afastando-se do seu centro em virtude do rápido movimento de rotação.