O que é CEI para o INSS?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O que é? O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.

O CEI é o Cadastro Específico do INSS. Ele é utilizado por qualquer pessoa física que preste serviços de forma autônoma. Dessa forma, podem ser equiparadas às empresas e contar com um status semelhante ao delas. Alguns desses profissionais, porém, hoje em dia devem migrar para outras formas de cadastro.

Onde encontrar o CEI? A consulta de matrículas CEI pode ser realizada no site oficial da Receita Federal. Acesse o sistema, informe o número do CPF, a senha e o código de confirmação. Caso ainda não tenha uma senha, é só cadastrar.

O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.

Basta acessar o site do CEI, informar o número do CPD que você deseja consultar e clicar no link para gerar a primeira senha. Após esse primeiro passo, é possível criar uma senha de acesso a uma área exclusiva. É nela que você vai encontrar todas as movimentações registradas em um determinado CPF.

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) é o banco de dados que contém informações cadastrais das obras de construção civil e dos seus respectivos responsáveis, criado para substituir o Cadastro Específico do INSS de Obras - conhecido como Matrícula CEI de Obras. Ele pode ser acessado via Portal e-Cac ou via Portal eSocial.

De forma obrigatória: A partir de 15/01/2019* *A partir de 15/01/2019, o CAEPF substituirá o Cadastro Específico do INSS – CEI. Número identificador: Será formado pelos nove primeiros dígitos do CPF, seguidos por um sequencial numérico, composto por 3 dígitos, e 2 dígitos verificadores.

Para verificar se o CEI está cadastrado no seu Certificado Digital ICP, será necessário entrar em contato com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do documento.

Como tirar uma matrícula no CEI? Para tirar a matrícula CEI, o contribuinte pode se encaminhar a qualquer unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil, ou pode fazer todo o procedimento pela internet, sem precisar sair de casa.

A Concessão de Matrícula CEI via Internet – CEI / Internet – está disponível para qualquer contribuinte identificado por seu CPF, se pessoa física, ou CNPJ, se pessoa jurídica.

Quem pode utilizar este serviço? Cidadão que exerça atividade econômica como pessoa física e possuam matrícula CEI para o seu estabelecimento.

Qualquer pessoa pode emitir o comprovante de situação cadastral e confirmar a autenticidade do comprovante. Acesse o sistema CAEPF no Portal e-CAC para consultar os dados completos do cadastro da atividade econômica ou acesse os outros canais para emitir ou autenticar os comprovantes.

1 - Acesse o menu ARQUIVO, clique em FILIAIS; 1.1 - Na guia GERAL no campo TIPO INSCRIÇÃO selecione [CEI]; 1.3 - Informe o número do CEI; 1.4 - Clique no botão [Gravar].

Como consultar as informações da obra
Você precisará de conta gov.br ou código de acesso para acessar o e-CAC. Acesse o sistema CNO (no e-CAC); Clique em Consultar obra; Clique sobre o número da obra que deseja consultar.

Empregados registrados pelo CEI (Cadastro Específico do INSS, em que o empregador é pessoa física) não têm direito a esse benefício, pois os seus empregadores não são contribuintes desse programa.

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) é o banco de dados que contém informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis, pessoas físicas ou jurídicas.

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) é o banco de dados, gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações das obras de construção civil. Esse cadastro é necessário para que você possa solicitar a Certidão de Regularidade Fiscal, ao final da sua obra.

O CEI organiza os saldos do investidor em diferentes mercados, além do mercado acionista, como o mercado de opções, a termo e futuros. Lembrando que a atual B3 é composta pela BM&FBovespa e a Cetip, sendo que o acesso ao CEI garante acompanhar investimentos dos dois segmentos.

O CEI vai ser desativado? A B3 informou que em breve o CEI B3 será desativado para dar lugar a Área Logada do Investidor, uma plataforma que tem a proposta de ser muito simples e rápida.

A partir de hoje, o Canal Eletrônico do Investidor (CEI) será oficialmente desligado. São Paulo, 26 de novembro de 2021 - A B3 anuncia que, a partir de hoje a nova área logada do investidor, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as informações para a pessoa física.

O CEI é o Cadastro Específico do INSS. Ele é utilizado por pessoas físicas que prestam serviços de forma autônoma, sendo equiparadas às empresas e com um "status" semelhante.