O que é cefaleia nos olhos?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A cefaleia em salvas é uma dor intensa de um lado da cabeça, localizada na têmpora ou em volta do olho, que dura pouco tempo (geralmente, de 30 minutos até uma hora). Ela é acompanhada por congestão nasal ou coriza e, às vezes, uma pálpebra caída, lacrimejamento e face avermelhada.

As causas podem ser estresse, ansiedade e depressão e o tratamento geralmente é feito com medicamentos. Cefaleia em salvas – é menos frequente e tem como sinal uma dor intensa, que aparece a noite, de um lado só ou em torno dos olhos. Pode durar poucos minutos ou horas.

A enxaqueca ocular (ou enxaqueca oftálmica) é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.

Para evitar uma nova crise ou amenizar os seus sintomas, o tratamento da enxaqueca ocular inclui os mesmos medicamentos utilizados para outras enxaquecas: aspirinas, anti-inflamatórios não hormonais e alguns antidepressivos.

Como tratamento da doença geralmente são indicados os mesmos medicamentos utilizados para a enxaqueca comum, como aspirinas e antidepressivos. Sendo importante destacar que, além do tratamento neurológico, é essencial o acompanhamento com o oftalmologista, que cuidará da sua saúde ocular.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Quais são os sintomas da Cefaleia?

  1. sensibilidade à luz;
  2. sensibilidade aos sons;
  3. sensibilidade aos cheiros;
  4. irritabilidade;
  5. náuseas e vômitos;
  6. queda da pálpebra;
  7. sensação de latejamento; e.
  8. dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

A cefaleia, sensação de dor na cabeça, é um dos incômodos mais comuns sentidos pelas pessoas. Ao longo da vida, 93% dos homens e 99% das mulheres sentem dor de cabeça, ao menos uma vez.

"Quando associadas a sintomas como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave". Além disso, doenças graves como hemorragias cerebrais espontâneas podem, por vezes, apresentar-se apenas com dor de cabeça.

A cefaleia é uma condição muito comum que causa dor ou desconforto em qualquer parte da cabeça, couro cabeludo, pescoço, rosto ou nuca, podendo afetar um ou os dois lados da cabeça ou ser localizada em um determinado ponto e, geralmente, é causada por estresse, pressão alta, ansiedade, ou até mesmo por problemas mais ...

Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança. Elas raramente despertam as pessoas do sono. Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês.

O infarto ocular, nome popular dado ao bloqueio de fluxo sanguíneo ocular, é uma das doenças que mais podem levar à cegueira repentina. Silenciosa, ela não causa dor e os sintomas normalmente já são a mudança no padrão da visão ou cegueira repentina.

A causa mais frequente de dor nos olhos é a falta de óculos em pacientes com Hipermetropia. Leituras demoradas com óculos defasados também pode causar dor nos olhos. Além disso, a dor nos olhos tem causas inflamatórias, isquêmicas e até mesmo neoplásicas.

A dor atrás dos olhos pode ser causada por problemas de visão como miopia ou astigmatismo, enxaqueca, sinusite, inflamação no nervo ótico ou até mesmo por infecção pela COVID-19, podendo afetar um ou os dois olhos, e ser leve ou intensa, piorar com o movimento dos olhos ou o esforço das vista.

A enxaqueca ocular é uma condição rara que se caracteriza pela perda temporária da visão. Ela é causada pela redução do fluxo sanguíneo ou espasmos dos vasos sanguíneos na retina ou atrás dos olhos.

Como é possível prevenir a enxaqueca oftálmica? A enxaqueca oftálmica pode ser atenuada ou mesmo evitada com algumas mudanças comportamentais, como manter uma dieta saudável, sem ingestão de alimentos que podem desencadear as crises; praticar exercícios físicos; ter sono regular e evitar o estresse.

Existem duas classes de anticonvulsivantes com bons estudos e indicação de uso em pacientes com enxaqueca:

  • Antidepressivos tricíclicos (ex.: Amitriptilina e Notrtiptilina)
  • Antidepressivos duais (ex.: Venlafaxina, Duloxetina).

“A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”