O que é ceab?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Institui as Centrais de Análise de Benefício – Ceabs e os programas de gestão na modalidade de teletrabalho em regime [...]

A CEAB/RPPS foi instituída através da Portaria PRES/INSS nº 1192, de 25 de novembro de 2020, e constitui em uma unidade voltada à gestão centralizada da análise de processos de reconhecimento de direitos e revisões, ambos de aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social.

A consulta será disponibilizada por meio do sítio do Instituto Nacional de Seguro Social - https://www.gov.br/inss/pt-br/servicos/empresas.

A CEAB é a sigla utilizada para Central de Análise de Benefícios, já o RD significa Reconhecimento de Direito. Essa central foi criada a partir de 2019 para centralizar os pedidos de benefícios, sendo que deve indicar que seu pedido está sendo analisado para uma decisão final.

De lá para cá, tornou-se comum ouvir que a situação do benefício está na Ceab: isso significa que o requerimento já deu entrada e está em tramitação no órgão. Nunca é demais lembrar que os segurados têm direitos assim que entram para fila nacional do INSS.

Com nossos anos de experiência em Direito Previdenciário, sabemos que a RPV demora em média 60 dias para o pagamento após a sua emissão.

Em média, o prazo para o pagamento após a emissão de uma RPV é de 60 dias. No entanto, se a quantia superar 60 salários mínimos o pagamento deverá ser feito em forma de precatório.

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

Os aposentados e pensionistas do INSS podem falar com a CEAB/RPPS por meio do endereço de e-mail ceabrpps@inss.gov.br ou pelos telefones: Central Sipec – 0800 978 9009 ou CEABRPPS – (61) 3313-4289.

Resposta: A expressão "Transferência para nova estrutura da Central de Análise de Reconhecimento de Direitos do INSS" se refere a uma mudança na organização do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para centralizar a análise e reconhecimento de direitos dos beneficiários.

O reconhecimento do direito adquirido ao benefício mais vantajoso equipara-se ao ato revisional e, por isso, está submetido ao regramento legal. Importante resguardar, além da segurança jurídica das relações firmadas com a previdência social, o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário.

Você deve ir até o Meu INSS para saber o resultado da sua aposentadoria.

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

3. Central 135 do INSS. Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.

O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.