O que é CD em D&D?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A Classe de Dificuldade, ou simplesmente CD, representa o nível de desafio que os jogadores irão enfrentar ao fazer alguma atividade, enfrentar um inimigo ou ser danificado por uma armadilha. Normalmente só o mestre sabe as CDs, pois é ele quem determina a CD ou o Livro de Regras.

Dado de vida (DV): todo monstro possui o d8 como dado de vida base. A informação entre parênteses após a quantidade de DV representa a quantidade de pontos de vida que o monstro possui em média e no máximo.

O bônus de proficiência se aplica a muitos dos números que você vai anotar na sua ficha de personagem: Jogadas de ataque com armas que você é proficiente. Jogadas de ataque com magias que você conjura. Testes de habilidade usando perícias que você é proficiente.

Um personagem com Destreza 13, armadura de couro e escudo de madeira, para determinar a sua CA, deve somar o valor base 10 + o bônus da Destreza 13 (+1), e os bônus da armadura de couro (+2) e do escudo de madeira (+1), o que resulta em uma CA igual a 14.

Testes Contra uma Classe de Dificuldade (CD)
O personagem deve realizar um teste de perícia para atingir uma classe de dificuldade. Estes são alguns exemplos de classes de dificuldade, seguidos por tarefas e as perícias certas para realizá-las.

CD é a sigla inglesa de «compact disc». O VOLP da Academia Brasileira de Letras grafa com pontos: C.D.

Compact Disc Digital Audio (em português, Disco Compacto de Áudio Digital), também conhecido pelas siglas CDDA ou CD-DA é o formato padrão para discos compactos de áudio.

Qualquer cálculo de CD no jogo segue a mesma regra geral: 10 + 1/2 do nível + modificador de atributo relevante (no caso de conjuradores, o atributo de conjuração) Dessa forma, um Arcanista de 5° nível e Int 22 (+6) possui CD de magias 18 (10+2+6).

Muitos Bruxos e Feiticeiros têm sangue Tiefling. Suas características raciais benéficas incluem um bônus de inteligência e carisma, que são ideais para conjuradores, então não deixe o desafio desencorajar um jogador que se sente ambicioso.

Pontos de Vida
Abreviados como PV, indica o quanto de dano o personagem é capaz de suportar.

Em um dos sistemas mais famosos, Dungeons & Dragons, praticamente todas as ações são realizadas com o D20, enquanto outros dados são mais usados para cálculos de dano.

Mas qual é a função das Perícias em um RPG? De acordo com o glossário do sistema Daemon ela: “determina o que seu Personagem sabe fazer. Ele pode saber usar uma espada, ou ser um excelente carpinteiro. É a Perícia que diz o quão bom ele é em determinada profissão”.

Existem três maneiras para determiná-los: Rolando 4d6 (quatro dados de seis faces) seis vezes, somando o valor dos três maiores resultados e descartando o menor valor. Após fazer isso seis vezes, distribua os valores obtidos entre os seis atributos; Você pode pegar os seguintes números: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Em resumo, o Foco Arcano é um objeto que alguns personagens conjuradores usam para realizar conjurar suas magias em vez de usar componentes materiais.

Como calcular pontos de vida no D&D? No D&D e em muitos RPG de Mesa em geral, os pontos de vida são calculados jogando-se os dados de vida. Cada classe possui um determinado dado de vida, seja d6, d8, d10 ou d12, joga-se esse dado e soma-se o bônus de constituição.

O Salvaguarda é um projeto social que tem por objetivo compartilhar informações e orientar estudantes da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), demais vestibulares e na escolha do curso superior.

Continuar lendo