O que é cativar o Pequeno Príncipe?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

“Que quer dizer "cativar"? - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços".

Todos os atos de cativar devem ter como base a sinceridade, a atenção e principalmente o amor. Falar de amor num tema como esse pode ser parecer meio desconexo, porem, não é. O amor é algo que devemos demostrar e vivenciar em todas as relações que desempenhamos.

Sem liberdade; preso, encarcerado. Seduzido por algo ou por alguém; atraído. Que está sujeito a; obrigado.

Em um dos diálogos do livro O Pequeno Príncipe, está escrito: “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.

Se tu queres um amigo, cativa-me! - Que é preciso fazer? - perguntou o principezinho. - É preciso ser paciente - respondeu a raposa. - Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Esta frase do livro O Pequeno Príncipe lhe parece familiar? Sim, ela é uma das mais famosas e saiu diretamente das páginas ilustradas desse clássico escrito por Saint-Exupéry em 1943.

A etimologia, ou seja, a palavra cativar vem do latim captivare que significa “tornar alguém servo, aprisionar, colocar alguém em cativeiro”. Portanto, podemos perceber que a origem e o significado central dessa palavra é estabelecer uma relação onde o outro fica aprisionado a alguém de alguma forma.

O que quer dizer cativar? É uma coisa muito esquecida... Significa criar laços.

Que cativa, atrai, seduz (sorriso cativante); ATRAENTE; ENCANTADOR [ Antôn.: antipático, desagradável, repulsivo. ]

É cultivar amor no outro e entrar em contato com o amor que existe dentro de nós. Mesmo que seja dirigido para outrem, o amor passa primeiro por nós, portante é nosso. O outro pode se deixar cativar ou não, nos amar ou não, mas o que o de fato ninguém pode nos roubar é o inenarrável prazer de amar.

Criar laços. Impressionar uma pessoa (ou várias) com seu caráter ou jeito de ser, agir ou falar.

No fim do livro, o Pequeno Príncipe (ou Le Petit Prince), deve voltar para o seu planeta. Ele entende melhor sua relação com a rosa e quer voltar para seu planeta, cuidar de seus três vulcões e brotos de baobás. Embora a despedida seja triste e trágica, o narrador consegue consertar sua aeronave e poderá voltar a voar.

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.” Significado da frase: Os sacrifícios valerão a pena. Muitas vezes não estamos disponíveis para sofrer, mesmo que seja para atingir um objetivo maior.

Resposta verificada por especialistas
O planeta onde O Pequeno Príncipe vivia era um tanto melancólico. Ele perguntou para um senhor que estava bêbado o que ele fazia ali, e o mesmo respondeu a ele que fazia isso para esquecer que bebia, por isso o príncipe decidiu partir.

A raposa rejeita brincar com o principezinho porque ainda não foi cativada, ou seja, não criaram laços e ainda não são únicos no mundo um para o outro.

Quando o príncipe ia embora, a raposa lhe contou um segredo: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos… Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Devemos levar esse ensinamento para a vida e repeti-lo todos os dias.

Resposta:O. essencial é invisível aos olhos” nos recorda que somos muito mais que esse mundo de aparências. Porque as coisas mais importantes são as que não se podem ver, são as que podemos apenas sentir, como o amor, a bondade, a generosidade e a amizade.

A oração sublinha que devemos deixar de fora as superficialidades e explorar o que realmente importa: aquilo que vai no interior. O que a raposa personifica é uma importante lição para o pequeno príncipe e para todos nós: a verdadeira beleza está do lado de dentro, por isso não é possível acessa-la com os olhos.