O que é catalase positiva?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

CATALASE POSITIVA (+): Ocorre Efervescência devido a liberação de O2. 1. Primeiro, escolha o local onde irá fazer esta experiência. Dentro da pia do Laboratório pode ser uma boa idéia!

O papel da enzima catalase nos seres vivos é promover a detoxificação das células por meio da decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), formando gás oxigênio, água e calor.

A presença dessa enzima permite classificar microrganismos do gênero Streptococcus catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, Staphylococcus spp. A enzima catalase converte o Peróxido de Hidrogênio em Oxigênio e Água.

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

A catalase é uma enzima que majoritária parte dos seres vivos produz. Sua responsabilidade está interligada diretamente à decomposição do peróxido de hidrogênio. Esta enzima em questão encontra-se na organela denominada peroxissomos. Esta, por sua vez, é presente nas células, seja vegetal ou animal.

A catalase produz água e oxigênio, duas substâncias que não trazem prejuízos ao organismo. Ao realizar a decomposição, a catalase neutraliza a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e equilibra a sua produção no organismo. A função da catalase é importante para a atividade dos rins e fígado.

A ação da enzima catalase é a transformação do peróxido de hidrogênio em duas moléculas de água e oxigênio. A catalase é encontrada no peroxissomos – animais – glioxissomas – plantas – e, ainda, no citoplasma – procariotos.

1- Catalase
Com uma alça retirar um pouco da colônia e fazer suspensão de bactérias na gota de peróxido de hidrogênio. Detectar se há formação de bolhas causadas pelo desprendimento do oxigênio formado (Figura 1).

No espaço intracelular localizam-se não só a SOD como a catalase armazenada em peroxissomos.

A catalase é uma peroxidase, ou seja, uma enzima que faz parte do grupo de oxirredutases responsáveis por oxidar substratos orgânicos, e possui a função de degradação do peróxido de hidrogênio, que é uma molécula naturalmente formada em organismos vivos durante o metabolismo oxidativo.

PROVA DA CATALASE
Colocar sobre este esfregaço uma gota de água oxigenada a 3% e observar a formação de bolhas. Para a família Microccocacea (estafilococos) a prova é geralmente positiva, enquanto que para a família Streptococcacea (estreptococos) é negativa.

Ela está presente nas fossas nasais de 20 a 30% das pessoas.
Ele também forma colônias na nossa pele. Se a pele for ferida, por exemplo, pode acabar gerando uma possível infecção. O mesmo acontece se ela for introduzida na corrente sanguínea, como pode acontecer com usuários de drogas injetáveis.

Antibiograma é um exame de laboratório que é solicitado pelo médico quando ele não tem certeza de qual é a bactéria que está deixando você doente, em caso de infecção por bactérias, obviamente.

Introdução. As bactérias Gram-positivas incluindo bactérias dos gêneros Staphylococcus, Streptococcus e Enterococcus estão entre os patógenos humanos mais comuns associados a infecções clínicas, que variam de infecções leves de pele a sepse.

CATALASE NEGATIVA (-): Não há Efervescência, ou seja, não ocorre a liberação de O2 . CATALASE POSITIVA (+): Ocorre Efervescência devido a liberação de O2.

A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.

Dessa forma, ao adicionar água oxigenada em um pedaço de fígado cru, devido à ação da catalase, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) é instantaneamente quebrada, com a consequente liberação de gás oxigênio (O2), responsável pela efervescência.

A batata contém uma enzima denominada catalase. Ao adicionar-se um pequeno pedaço de batata ao peróxido de hidrogénio, a enzima catalase aumenta a velocidade da reacção química, ou seja, o peróxido de hidrogénio decompõe-se mais rapidamente em água e oxigénio molecular, sem fazer parte do sistema reaccional.

A enzima catalase está localizada nos principais sítios de produção de H2O2, como mitocôndria, citosol e cloroplasto (plantas) [2, 3]. Estruturalmente, existem três famílias de proteínas capazes de degradar H2O2.