O que é catáfora exemplos?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Assim, dizemos que há catáfora quando o item de referência antecipa um componente que ainda não foi expresso no texto. Veja mais alguns exemplos da realização da catáfora: Só desejo isto: que você seja muito feliz. Antecipo-lhes uma coisa: todos receberão o aumento.

A anáfora trabalha com a retomada de elementos apresentados anteriormente na frase ou no texto, a catáfora faz o processo de referenciar-se elementos que serão apresentados posteriormente.

No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas.

Os termos catafóricos, normalmente representados pelos demonstrativos ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS, ISTO (e variações), introduzem nova ideia. “Vou apresentar-lhe: este é seu novo filho!”

Já os pronomes catafóricos são aqueles que se referem a algo que será mencionado posteriormente. Exemplos: "Ela olhou para a janela. Ali estava o objeto que ela havia procurado por tanto tempo". Nesse caso, "ali" é um pronome catafórico que se refere ao objeto que será mencionado posteriormente.

Catáfora. A catáfora, diferente da anáfora, antecipa o referente, ou seja, o referente textual surge após o elemento coesivo. Geralmente, ela é empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos. No exemplo acima, o correferente antecede o referente por meio da expressão "três coisas".

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

A anáfora ocorre por meio da repetição de termos no começo das frases (ou dos versos). É um recurso estilístico muito utilizado pelos escritores na construção dos versos com o intuito de intensificar uma expressão.

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

No caso do anacoluto, na maioria das vezes, ele enfatiza uma ideia ou mesmo uma pessoa do discurso. Normalmente, o termo inicial fica “solto” na frase sem apresentar uma relação sintática com os outros termos. Por exemplo: Meu vizinho, soube que ele está no hospital.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio .

São chamados pronomes anafóricos os termos ou expressões que, em um texto, fazem referência direta ou indireta a um termo anterior.

Significado de Anafórico
adjetivo [Gramática] Que retoma uma ideia anteriormente mencionada, geralmente se refere ao termo que retoma uma ideia anterior ou faz referência ao que já foi dito anteriormente.

1. Que encerra anáfora (ex.: pronome anafórico, relação anafórica). 2. Relativo a anáfora.

Diferença entre isso e isto
Veja: “Isto é meu! “— eis um exemplo de construção onde “isto” exerce o papel de sujeito; “Você não precisa disso.” — aqui, “isso” está contraído com a preposição “de” e tem função de objeto indireto.

A anadiplose é uma figura de linguagem que usa a repetição de palavras no texto para reforçar uma ideia e dar destaque a ela.

124), a anáfora direta ou correferencial diz respeito à retomada de um referente presente no texto, de forma a garantir a progressão referencial, contribuindo para a sequência das ideias materializadas.

Palilalia é a repetição ou imitação de eco feitas por uma pessoa relativamente a palavras acabadas de proferir por essa mesma pessoa. Trata-se de um tique complexo, como a ecolalia, e coprolalia. Todos estes distúrbios podem ser sintomas de síndrome de Tourette, síndrome de Asperger ou autismo.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.