O que é castigo psicológico?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A tortura psicológica é uma forma devastadora de violência. Ela destrói a autoestima, a autoconfiança e o amor-próprio das vítimas por meio de ataques sutis. Raramente a pessoa que sofre essa violência reconhece os impactos dela em sua saúde mental.

Consequências da punição
Desperta sentimentos como medo, raiva e vingança ao invés de respeito e empatia. Os hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, aumentam e isso diminui a capacidade de foco e concentração da criança.

Ensina a não lidar com as emoções
Os castigos criam sensações de medo, humilhação e vergonha na criança, ativando a parte menos racional do cérebro, não promovendo a aprendizagem das emoções.

Sobretudo, o castigo não funciona a longo prazo porque não cumpre o objetivo de educar e de ensinar a relação entre ação e reação, causa e consequência. Isso só se consegue com muito diálogo, proximidade, vínculo e, claro, bastante trabalho.

Punição é diferente de castigo. Na punição, a pessoa responsável assume o papel e a responsabilidade de ajudar o desenvolvimento do outro, visando o bem deste, e não o seu próprio bem. A punição não deve ser desencadeada sob controle das emoções pessoais, mas, sim, do comportamento inadequado do outro.

Primeiro, retirar-lhes o celular pode ser tão difícil para você como é para eles porque está dependente do celular para a comunicação com o seu filho. Além disso, se o seu filho ja for habilitado e não estiver em casa, o celular representa uma segurança para a família.

Ser bons pais envolve dedicação e disciplina! Para impor limites, é importante não ceder às chantagens emocionais dos filhos. Se estiver para fraquejar, lembre-se que pode até parecer duro em um primeiro momento, mas os resultados valerão a pena a longo prazo.

solidão

O pior castigo do ser humano é a solidão.

Esta é a sua oportunidade de mostrar-lhe o que é maturidade. Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Mantenha a calma. É fácil se descontrolar quando se está de castigo, mas perder as estribeiras só vai piorar a situação. Respire fundo e tente manter a calma. Caso já tenha discutido com seus pais, é ainda mais importante respirar fundo e tentar retomar o controle das emoções antes de tomar qualquer outra atitude.

O castigo está mais focado em fazer a criança sofrer uma consequência por ter quebrado uma regra, enquanto com disciplina o que fazemos é ensiná-la a tomar a melhor decisão caso a mesma situação aconteça novamente.

A forma mais adequada de castigar é privar a criança de algo prazeroso, como ver um desenho na TV ou fazer o passeio predileto. 2- SEM BRAVATAS. Ela precisa entender, em linguagem clara para a sua idade e sempre em tom sério e firme, por que está merecendo o castigo. Ele deve ser compatível com o deslize cometido.

Agora, se seu filho está repetindo palavrões com muita frequência e você não sabe mais o que fazer, confira algumas dicas que separamos abaixo.

  1. Dê o exemplo.
  2. Não demonstre suas emoções.
  3. Dê outras opções.
  4. Explique o peso destas palavras.
  5. Palavras inventadas não existem.
  6. Não recorra a castigos.

O cantinho do pensamento é uma estratégia que consiste em mandar a criança para algum canto para que ela pense sobre o que fez. Idealmente, após esta reflexão, ela mudará o comportamento. No entanto, esse é um castigo que apresenta resultados quando é aplicado em crianças mais velhas, a partir dos sete anos de idade.

A partir dos dois anos: Repreensões verbais.
As repreensões verbais são um tipo de castigo que pode ser utilizado muito de vez em quando como, por exemplo, em situações que signifiquem algum tipo de perigo para nossos filhos ou para os outros.

Algumas “crises” de desobediência também podem ser causadas por grandes acontecimentos na família, como um divórcio ou a chegada de um irmão mais novo. A faixa etária dos 2 anos é considerada a adolescência dos bebês. Mesmo tão pequenos, as crianças começam a dar conta de si mesmas – e passam a ter vontade própria.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.

Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas.

Outro ponto importante a se pensar são os efeitos colaterais do uso de punição, são eles: tendência a contra-atacar o punidor; reações emocionais desagradáveis (como paralisação e ansiedade) e aumento do comportamento violento (Mayer; Gongora, 2011).