O que é casquinha na orelha?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax.

Não esfregue nem puxe as crostas. Use água para enxaguar as partes que se soltarem. Se as crostas não se soltarem, talvez seja o caso de massagear o local com óleo de origem vegetal (como de amêndoas) 30 minutos antes do banho para ajudar a remover as mais resistentes. Depois, lave o cabelo do bebê com shampoo.

Em otorrinolaringologia, eczema é uma reação alérgica da pele do conduto auditivo. Como característica, causa uma expressiva coceira nos ouvidos do paciente. Podem ocorrer, também, descamações da pele com constantes obliterações do conduto. Por ser de causa alérgica, o eczema não tem cura.

Efetivamente, as placas de psoríase na orelha são muito pequenas, mas também muito mal localizadas: certos gestos correntes da vida quotidiana, como colocar auriculares, auscultadores ou mesmo usar proteções de ouvido pode tornar-se difícil ou mesmo impossível.

A Dermatite Seborreica não é contagiosa ou causada por falta de higiene.

Em casos de coceira nos ouvidos com muita frequência é fundamental procurar um otorrinolaringologista principalmente se houver vestígios de caspa no ouvido.

Tratamentos médicos para a dermatite seborreica
Seu dermatologista pode prescrever pomadas antifúngicas (contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina) que combatem o pityrosporon oval.

De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:

  1. oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  2. escamas brancas que descamam – caspa;
  3. escamas amareladas que são oleosas e ardem;
  4. coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
  5. leve vermelhidão na área;
  6. possível perda de cabelo.

A melhor forma de retirar a crosta é molhá-la e lentamente retirá-la, depois secar a zona e amaciá-la com um pouco de vaselina.

A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.

A principal alternativa de tratamento para neutralizar a dermatite seborreica é realizando a higienização do couro cabeludo. É recomendado lavar os cabelos dia sim, dia não com shampoos ricos em ativos seborreguladores, como o ácido salicílico, por exemplo.

Tratamento de dermatite seborreica
Cetoconazol ajuda a controlar leveduras Malassezia.

A pele dentro das orelhas pode coçar devido a uma reação alérgica. Um produto de beleza como spray de cabelo ou shampoo pode ser o culpado. O mesmo pode acontecer com produtos que contêm níquel, como brincos. Fones de ouvido ou um aparelho auditivo, também podem causar uma erupção na pele chamada dermatite de contato.

Batidas, erosões, torções e outros traumas da orelha podem romper algum vaso sanguíneo e acarretar hematoma. O hematoma auricular é o acúmulo de sangue junto da cartilagem, abaixo de um tecido chamado pericôndrio. O sangue que nutre a cartilagem vem dessa camada.

Geralmente, se desenvolve rápido, com bolhas de pus que aparecem poucas horas depois de a pele tornar-se vermelha. As bolhas secam dentro de um dia ou dois, mas podem reaparecer durante dias ou semanas. A psoríase pustulosa generalizada pode causar febre, calafrios, coceira intensa e fadiga.

Sintomas

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
  • Coceira, queimação e dor;
  • Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
  • Inchaço e rigidez nas articulações.

“A psoríase, por si só, acarreta uma inflamação crônica que atinge diversas partes do organismo”, assegura Magalhães. Esse processo é incitado por diversas moléculas, como o TNF-alfa e as interleucinas. “E elas, fora danificarem a pele, favorecem o diabete, o entupimento dos vasos e por aí vai”, diz Romiti.

Por outro lado, é preciso limitar o consumo de certos alimentos como gorduras saturadas (nata...), açúcares de rápida absorção (guloseimas, bolos...). Por último, deve-se privilegiar ao máximo a comida caseira ao invés de recorrer a pratos preparados, que geralmente contêm grande quantidade de sal e/ou açúcar.

Dermatite grave pode causar infecções
“Em geral, dermatites moderadas são mais leves, menos sintomáticas e com menor nível de acometimento da pele. Já as dermatites graves podem acometer uma área corporal mais extensa e podem ser mais sintomáticas”, explica a especialista.

Causas Dermatite
As dermatites podem ser causadas por diversas razões, como alergias, efeitos colaterais de medicamentos, fatores genéticos, banhos quentes e agentes externos, como tecidos sintéticos, plantas, metais, produtos químicos, produtos de limpeza e cosméticos.