O que e cartografia para 4 ano?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas.

Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.

A cartografia é um ato de comunicação intersubjetivo, é também uma maneira de se colocar no mundo, a arte ou ciência de representá-lo, de se orientar, trazer o lá para aqui, tornar o espaço familiar, torná-lo um Lugar.

O que é Cartografia? A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

A cartografia é a ciência que estuda, analisa e produz mapas e as representações cartográficas. Podemos falar que a cartografia é o conjunto de técnicas científica que visa o desenvolvimento de documentos que representem uma área. Você pode ler mais sobre cartografia, mapeamento e suas aplicações.

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

Os elementos fundamentais do mapa são:
Título: local, assunto, data. Legenda: o que os símbolos significam. Orientação: as direções cardeais. Pelo menos a direção para o Norte Geográfico.

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

Trabalhe cartografia com exercícios de lateralidade realizados em vídeos ou aulas síncronas. Sobre mapas, é possível gravar vídeos explicando seus elementos constituintes, como título, legenda, rosa dos ventos, escala e fonte. Ou, ainda, comparando o tamanho de estados e regiões”, recomenda.

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção. O título releva o tema ou conteúdo do mapa. A legenda apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa. A escala cartográfica indica a relação entre as dimensões no mapa e as dimensões na superfície real.

Entre as características da cartografia está o dinamismo. Antes dependente de equipamentos manuais, mesmo canetas e papel, hoje o trabalho é feito com os mais modernos softwares gráficos. O computador, como na maioria dos campos, dotou a cartografia de maior precisão e confiabilidade.

Entendemos que, a partir da Geografia, a Cartografia Escolar é o caminho para o conhecimento espacial. Para isso então, se faz necessário a Alfabetização Cartográfica, entendida como a construção de noções básicas de localização, organização , representação e compreensão da estrutura do espaço.

A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Podemos dizer que a cartografia surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. quando foi confeccionado pelos Sumérios, o que é considerado o primeiro mapa da história: uma placa de barro cozido com inscrições em caracteres cuneiformes (escrita suméria) onde foi representado o lado setentrional da região mesopotâmica.

Conhecer cartografia é muito importante, pois proporciona a aquisição de conhecimentos e compreensão do espaço geográfico, levando o aluno a analisá-lo de forma crítica e atuar na realidade à qual pertence, contribuindo para a construção da cidadania.

1 – Mapas – Em geral, representam grandes áreas e por isso suas escalas são pequenas. Apresentam um quadro de representação fechado contendo todas as informações sobre o documento cartográfico no seu interior. 2 – Cartas – Representam pequenas áreas com escalas grandes (ou médias).

Diferença entre mapa e planta
Qual a diferença entre um mapa e uma planta baixa? A diferença entre eles é justamente a escala! Pelo fato de mapas representarem geralmente cidades, bairros, países, regiões ou até mesmo o mundo, a sua escala tem que ser bem reduzida, se não, não seria possível caber em uma ilustração.

Produtos cartográficos - Mapas, Cartas e Plantas
Correspondem à representação, aproximada, em um plano dos aspectos geográficos, naturais, culturais e antrópicos em proporção reduzida de toda superfície terrestre ou de parte dela (IBGE).