O que e cartografia brasileira?

Perguntado por: nmoreira6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A Cartografia Brasileira é baseada nos padrões europeus de Cartografia marítima, nos quais a Estrela Polar determina o “Norte”. Antes da navegação marítima, o ponto de referência era o Sol, e os mapas apontavam para o oriente. Até hoje, usamos termos como “orientar-se” e “desnorteado”.

A cartografia é a ciência que estuda, analisa e produz mapas e as representações cartográficas. Podemos falar que a cartografia é o conjunto de técnicas científica que visa o desenvolvimento de documentos que representem uma área. Você pode ler mais sobre cartografia, mapeamento e suas aplicações.

O que é Cartografia? A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

A partir do século XVI, inicia-se, então, a cartografia histórica do Brasil com as primeiras representações que fazem parte dos planisférios ou mapas das Américas nas edições da Geografia de Ptolomeu e obras de viajantes.

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.

Entre as características da cartografia está o dinamismo. Antes dependente de equipamentos manuais, mesmo canetas e papel, hoje o trabalho é feito com os mais modernos softwares gráficos. O computador, como na maioria dos campos, dotou a cartografia de maior precisão e confiabilidade.

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção. O título releva o tema ou conteúdo do mapa. A legenda apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa. A escala cartográfica indica a relação entre as dimensões no mapa e as dimensões na superfície real.

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

Principais ramos da cartografia. Elementos de geodésia. Sistemas de projeção. Sistema de Coordenadas.

Além disso, noções de cartografia são essenciais tanto para um professor de Geografia quanto para de outras disciplinas ligadas ao meio ambiente e agricultura, e também para outros indivíduos que desejam aprender as características desse campo e usá-las no cotidiano.

A cartografia utiliza hoje mapas, croquis, imagens de satélites, coordenadas geográficas, entre inúmeras outras informações que combinam a produção clássica de cartogramas até as mais avançadas técnicas de geoprocessamento.

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.

Giovanni Battista Ramusio

Publicado pela primeira vez em 1556 no terceiro volume da obra Navigationi et Viaggi de Giovanni Battista Ramusio, o mapa acima, de Giovanni Battista Ramusio, tem sido considerado por muitos especialistas como a primeira representação cartográfica do Brasil, ou melhor, daquilo que hoje denominamos Brasil.

1825 Criação da Comissão do Império do Brasil, primeira organização oficial de Cartografia no Brasil. 1830 Primeiros trabalhos de Cartográfica Náutica, realizados por iniciativa de entusiastas brasileiros. 1846 Método telegráfico para determinar diferenças de longitude, iniciado pelo Serviço de Inspeção Costeira.

A cartografia surgiu devido à necessidade do homem de se localizar, curioso em conhecer o mundo que vivia.

A cartografia é bastante utilizada em estudos educacionais, socioambientais, da área de saúde entre outros. Contribui com aspectos relevantes para quantificar e qualificar os dados referentes às adversidades e transformações em um espaço geográfico como uma cidade, estado, país entre outros.

Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

Considerado o pai da Cartografia moderna, Mercator nasceu em 1512 em território flamengo, cursou Geografia, Geometria e Astronomia, sendo, segundo os historiadores, um exímio cartógrafo, tendo desenvolvido estudos importantes que o levaram à elaboração de mapas de inestimável valor e uso prático.

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.