O que é carta de Anuencia eletrônica?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

É uma AUTORIZAÇÃO concedida pelo APRESENTANTE/CREDOR do título, que informa ao CARTÓRIO que o DEVEDOR efetuou o pagamento da dívida, e está autorizado a cancelar o protesto mediante o pagamento das despesas cartorárias.

A carta de anuência é um documento que atesta que uma pessoa que estava devendo um valor à outra tenha quitado o débito, desta maneira possa baixar junto ao cartório onde o titulo devido foi protestado e que está negativando os seu nome aos órgãos de crédito.

A carta de anuência pode ser emitida pelo credor, dono da dívida, ou por procurador devidamente constituído para tais fins. Nesse sentido, esse documento pode ser confeccionado pelo “dono da dívida” ou terceiro que esteja autorizado a emiti-lo.

Atualmente não cobramos nenhuma taxa pela geração da carta de anuência, o custo já está incluído no valor pago ao enviar o título para o cartório.

O que deve constar em uma carta de anuência?

  1. Dados do credor e do devedor;
  2. Declaração de quitação da dívida com dados do título;
  3. Reconhecimento de firma em cartório do credor, se pessoa física, ou do signatário da empresa, no caso de pessoa jurídica.

Como cancelar protesto de título

  1. Procure o CREDOR;
  2. Efetue o pagamento do título;
  3. Peça ao CREDOR para fornecer uma carta de anuência eletrônica (autorização de cancelamento) que pode ser feita pelo site da CENPROT-SP;
  4. Faça o cancelamento do protesto no site para regularizar seu nome.

Segundo a Lei 9492/1997, a responsabilidade de pedir o cancelamento do protesto no cartório é do inadimplente, e não mais do credor. Ou seja, é o devedor que vai descobrir como tirar o protesto do nome.

- na carta de anuência deverão constar todos os dados do título protestado: número do título, valor, data de emissão e vencimento, nº protocolo e data, e, se possível, número do livro e da folha do instrumento de protesto.

Conforme informado pelo nosso colega Renato não tem validade, porém, só é valida devidamente registrada com firma reconhecida da assinatura.

Ação ou efeito de anuir; anuição, permissão, aprovação, aquiescência, autorização, consentimento.

Como fazer o cancelamento do protesto

  1. Acesse o site www.protestosp.com.br;
  2. Localize o menu cancelamento de protesto em seguida clique na opção pedido de cancelamento;
  3. Informe o nº do CPF e as dívidas pagas que precisam ser canceladas irão aparecer;
  4. Escolha a forma de pagamento;
  5. Pronto!

A empresa credora tem que emitir a carta de anuência e nela conter o reconhecimento de firma de quem assina pela empresa. Na maioria dos cartórios é estabelecida também a apresentação de documentos que comprovem que quem assina ou e representante legal da empresa (sócio ou procurador).

Caso o devedor não realize o pagamento total dentro do prazo, o título da dívida é protestado e o cartório informará aos órgãos de proteção ao crédito sobre existência do processo. Então, o nome do devedor fica negativado.

O protesto de títulos não é regulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Então, conforme a lei de protesto, um título protestado não caduca. Ele continua, entretanto, na condição de protestado até que seja feito o cancelamento em definitivo.

Mesmo com o envio da autorização pela PGFN, é preciso que as custas do Tabelionato sejam pagas para que haja o cancelamento do protesto. As custas podem ser pagas diretamente no cartório responsável pelo protesto ou pode ser gerado boleto de pagamento on-line no site da Central Nacional de Protesto (CENPROT).

Ele permanece na condição de protestado até que seja feito o cancelamento do protesto e após a comprovação do pagamento da dívida. Porém, os órgãos de proteção ao crédito por força de lei, fornecem a informação apenas dos últimos 5 anos. Quanto mais cedo você pagar sua dívida, mais rápido você vai limpar o seu nome.

Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar:

  1. Fazer o pagamento da dívida.
  2. Pedir ao credor a carta de anuência (declaração onde o credor autoriza que o título ou documento de dívida protesto seja cancelado).
  3. Levar a carta de anuência ao cartório para retirar o protesto do seu nome.

Aplicando-se a tabela custas prevista na legislação acima mencionada, o valor total das custas e emolumentos devidos no ato do cancelamento do protesto corresponde atualmente a R$2.224,82.

Os custos do protesto de um título são de responsabilidade do inadimplente e não da empresa que enviou ao cartório. Tanto o pagamento quanto a baixa do protesto podem ser feitos online.

O pagamento de débitos protestados em cartório pode ser feito à vista ou parcelado, caso não haja óbice legal.