O que é carta argumentativa exemplo?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A carta argumentativa é um tipo de texto que pretende defender um ponto de vista de um remetente para um destinatário. A carta é um gênero amplamente difundido na sociedade. A carta argumentativa é um gênero textual muito importante na sociedade contemporânea.

A Carta Argumentativa é um tipo de texto que tem como objeto principal persuadir o leitor. Nesse sentido, a argumentação é sua principal arma de convencimento, de forma que o emissor (escritor), através do seu ponto de vista, tenta convencer o receptor (leitor) sobre determinado assunto.

Desenvolvimento: nos dois ou três parágrafos subsequentes à introdução (considerando-se uma carta de 20 a 30 linhas), deverá ser construída a defesa do ponto de vista, por meio da utilização de argumentos que o sustentarão.

Como escrever uma carta?

  1. Ter definido o seu destinatário (interlocutor). Isso é importante para que se saiba o tipo de linguagem e, consequentemente, o tipo de carta a serem utilizados.
  2. Definir o assunto. ...
  3. Escrever o texto dentro dos parâmetros estruturais estabelecidos na carta (data, vocativo, assunto e despedida).

Características

  1. Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  2. Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  3. Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
  4. Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

A carta argumentativa deve apresentar um argumento através da exposição de ideias. Ou seja, a pessoa que está escrevendo a carta precisa convencer alguém de algo ou, ao menos, argumentar de forma favorável este algo a alguém. Logo, a linguagem utilizada na carta deve ser bastante objetiva, clara e também coesa.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Seja honesto com ele e não sinta que precisa bajulá-lo. Em vez disso, seja direto sobre as mudanças que gostaria de ver. Por exemplo: Como prefeito da nossa grande cidade, peço ao senhor para considerar outras soluções. Deixe sua carta com menos de uma página até esse ponto.

É, normalmente, escrita em primeira pessoa, e sempre visa a um tipo de interlocutor específico. O corpo do texto varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta. Para ser avaliada, a carta deve apresentar três parágrafos no corpo do texto.

O texto dissertativo-argumentativo exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista, apresente uma tese inicial e desenvolva argumentos que comprovem o seu principal ponto de vista. Embora esse tipo textual possa ser fundamentado em opiniões pessoais, ele não deve apresentar marcas de pessoalidade.

A principal diferença entre os gêneros textuais é que a carta é escrita para uma pessoa específica, mais conhecida como interlocutor ou destinatário – enquanto a dissertação é destinada a um público genérico.

Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço” Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.

Na carta argumentativa, há a obrigatoriedade de saltar linhas entre os elementos como data, vocativo, corpo da carta, despedida e assinatura.

O texto vem da introdução, passa por alguns parágrafos de desenvolvimento (geralmente dois) e termina no parágrafo de conclusão. A coerência trata do tema do parágrafo. Sua resposta argumentativa precisa se iniciar e terminar tratando sempre do mesmo tema proposto.

Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial e a correspondência comercial e a correspondência pessoal.