O que é carimbó Pastoril?

Perguntado por: acosta3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A dança do carimbo é de origem negra, brasileira, típica das regiões da Ilha do Marajó, no Soure, onde é conhecida por carimbo pastoril, e em Santarém, conhecida como carimbo rural.

Devido a imensidão do território paraense, inicialmente o carimbó desmembrou-se em três variações: o carimbó praieiro, o carimbó pastoril e o carimbó rural.

O carimbó tradicional diferencia-se do carimbó comercial porque o primeiro mantém as primeiras influências típicas da Ilha do Marajó, as quais exaltam a cultura negra, a musicalidade da região, bem como as vestimentas tradicionais.

O nome carimbó ou curimbó vem do tupi: curi é pau oco e m'bó é furado. A união das palavras também batizou o tambor grande e o curimbó se toca com as pernas abraçando o instrumento. O milheiro e as maracas completam a sonoridade indígena.

Dança típica do estado do Pará
O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.

Esse caractere da musica e bastante similar dos terreiros de Umbanda que também conta a historia de sua antiga sociedade antes da chegada no Brasil colônia, no entanto as áreas utilizadas na Umbanda são chamadas de Barracão ou terreiros, pois assim e conhecido os lugares onde se e praticado o carimbó em Marapanim.

A dança do carimbo é de origem negra, brasileira, típica das regiões da Ilha do Marajó, no Soure, onde é conhecida por carimbo pastoril, e em Santarém, conhecida como carimbo rural.

O carimbó é uma dança cultural da região Norte, assim, tem a sua origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. Nesse sentido, o nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal muito usado em apresentações artísticas e religiosas.

Para adicionar todas as informações necessárias aos documentos médicos, o carimbo precisa conter:

  • Nome do médico.
  • Inscrição MÉDICO, sempre em letra maiúscula.
  • Número de registro no CRM, acompanhado pelo estado.
  • Número do RQE (se for especialista)
  • Indicação da ESPECIALIDADE, se for o caso, também em letra maiúscula.

completo ou pode ser um sobrenome, psicóloga e C.

Devem constar nele: nome do profissional; formação; número de registro no conselho.

Para tocar a música do carimbó são utilizados dois curimbós, tambores indispensáveis na execução do carimbó do Pará. Além do curimbó, mais alguns instrumentos como afoxé, banjo, flauta, ganzá, maracá, pandeiro e reco-reco também são utilizados.

O carimbo é também muito útil quando se há necessidade de escrever uma informação repetidas vezes. Os carimbos personalizados também são importantes, pois atestam a veracidade do documento, atuando como uma forma de autenticação.

O carimbo automático é conhecido também como autoentintado, já que conta com uma almofada interna de tinta e dispensa a utilização da carimbeira. Ou seja, você não precisa molhar o acessório sempre que quiser carimbar, basta um clique para imprimir imagens ou textos nas superfícies.