O que é caridade na palavra de Deus?

Perguntado por: ahilario7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos.. É a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. De acordo com o portal Religião em Liberdade, A caridade é um princípio cristão construído há séculos e que se mantém até os dias de hoje.

“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que amemos uns aos outros” (1 Jo 3.11). “Amados, visto que Deus tanto nos amou, certamente devemos amar uns aos outros” (1 Jo 4.11). E mais um versículo especial, para que você jamais se esqueça de que Deus.

A Doutrina Espírita entende a caridade como um dever moral de todo homem e que não se resume apenas ao auxílio material. No Livro dos Espíritos, na questão 886, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores: “Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus”?

O verdadeiro objetivo da Caridade é o de dignificar aquele que é beneficiado, assim como se engrandece no silêncio e no anonimato daqueloutro que a exerce. Em razão disso, a Caridade pode ser material e espiritual, no seu aspecto enobrecedor de natureza moral.

De acordo com o "Decreto sobre a atividade missionária da Igreja" (1966:19), publicação que resultou das discussões do Concílio Vaticano II, a caridade deve ser entendida como um ato de amor ao próximo: A caridade cristã a todos se estende sem distinção de raça, de condição social ou de religião.

A caridade é um dom que você pode receber ao orar para ser cheio de amor, ao servir e ao procurar o que há de bom nas pessoas. Orar para ser cheio de amor. O profeta Mórmon admoestou-nos: “A caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem.

Enquanto a caridade significa bondade, perdão, ajuda e compaixão. Ela pode ser entendida como o amor em ação. Trocando em miúdos, o amor é o que sentimos e a caridade é o que fazemos. Simples assim.

40 E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o afizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

“A maneira do Senhor de cuidar dos necessitados difere da maneira do mundo. O Senhor disse: 'É necessário que [cuidar dos pobres] seja feito a meu modo'. Doutrina e Convênios 104:16; ver também o versículo 15.

A Bíblia nos ensina a amar e servir ao próximo
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”

Dia da Caridade

  • Qualidade moral e espiritual que leva ao amor a Deus e ao próximo.
  • Amor ao próximo, que consiste em ajudar os desvalidos.
  • Ajuda ou donativo que se dá aos pobres; esmola.
  • Compaixão em relação a alguém que se encontra em situação difícil; benevolência.

A expressão mais completa da caridade é fazer aos outros o que queremos que nos seja feito, usando de benevolência para com todos e de indulgência frente às suas imperfeições. A severidade para com as nossas imperfeições também é uma manifestação de caridade para conosco mesmos.

Do ponto de vista espiritual, a caridade nos leva a amar a Deus em tudo e em todos. Isso começa com a compaixão, com a decisão de ajudar, de perdoar, de suprir, de não nos deixarmos levar pelas características externas de ninguém.

significa ter compaixão e solidariedade para com a necessidade do outro. Não se trata apenas de dar esmola e sim de não ser indiferente à carência física, espiritual ou material da outra pessoa, buscando elevá-la à dignidade e à vida”.