O que é caridade espiritual?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

A Doutrina Espírita entende a caridade como um dever moral de todo homem e que não se resume apenas ao auxílio material. No Livro dos Espíritos, na questão 886, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores: “Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus”?

A caridade pode ser entendida sim como uma doação, mas não necessariamente material. Mais do que uma ação pontual, ela representa um modo de viver a vida, no qual a nossa inspiração é Jesus Cristo. Uma ação em específico não nos torna uma pessoa caridosa, mas a maneira como agimos sim.

Ajudar os outros em suas dificuldades
Carregar uma sacola, ajudar uma pessoa a atravessar a rua, pagar o almoço para alguém…

Do ponto de vista espiritual, a caridade nos leva a amar a Deus em tudo e em todos. Isso começa com a compaixão, com a decisão de ajudar, de perdoar, de suprir, de não nos deixarmos levar pelas características externas de ninguém.

No Livro dos Espíritos, na questão 886, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores: “Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus”? –Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.

A caridade é um dom que você pode receber ao orar para ser cheio de amor, ao servir e ao procurar o que há de bom nas pessoas. Orar para ser cheio de amor. O profeta Mórmon admoestou-nos: “A caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem.

O verdadeiro objetivo da Caridade é o de dignificar aquele que é beneficiado, assim como se engrandece no silêncio e no anonimato daqueloutro que a exerce. Em razão disso, a Caridade pode ser material e espiritual, no seu aspecto enobrecedor de natureza moral.

A caridade na Bíblia se explica plenamente em Cristo.
Ele é o amor de Deus encarnado que se doa por nós. Sendo assim, toda Sua trajetória de vida foi uma explicação do amor do Pai pela humanidade. E o cristianismo tem sua sustentação nesta verdade: Deus nos ama profundamente.

significa ter compaixão e solidariedade para com a necessidade do outro. Não se trata apenas de dar esmola e sim de não ser indiferente à carência física, espiritual ou material da outra pessoa, buscando elevá-la à dignidade e à vida”.

De acordo com o "Decreto sobre a atividade missionária da Igreja" (1966:19), publicação que resultou das discussões do Concílio Vaticano II, a caridade deve ser entendida como um ato de amor ao próximo: A caridade cristã a todos se estende sem distinção de raça, de condição social ou de religião.

"A frase 'A caridade nunca passará' pode ser interpretada como uma expressão que enfatiza a importância e a perenidade da prática da caridade. Ela sugere que a caridade é uma ação que deve ser constante e duradoura, sempre presente em nossas vidas.

Quem faz caridade é Igreja. Quem gosta de palhaço é circo. Quem gosta de criança é creche. E quem gosta de você é sua mãe.

A caridade é a virtude fundamental que há de sustentar todo o edifício das virtudes terrestres. Sem ela não existem as outras. Sem a caridade não há esperança de melhor sorte, não há interesse moral que nos guie; sem a caridade não há fé, pois a fé não passa de um raio muito puro que torna brilhante uma alma caridosa.

1 compaixão, amor, bondade, benevolência, piedade, misericórdia, beneficência, generosidade, humanidade, humanitarismo, prodigalidade, liberalidade, filantropia, altruísmo, solidariedade, magnanimidade, munificência.

Ele surge porque alguém é muito importante para nós. Para evitar esse tipo de sofrimento, teríamos que evitar o que nos dá vida, esperança e alegria — nossa capacidade de amar profundamente.

[1]KARDEC, Allan., O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap 15. Fora da caridade não há salvação, 131a Ed., FEB, Brasília.

Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe, ao contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhe.

- Progressão dos mundos. Ressurreição e Reencarnação. - A reencarnação fortalece os laços de família, ao passo que a unicidade da existência os rompe. - Instruções dos Espíritos: Limites da encarnação.