O que é carga elétrica exemplos?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A carga elétrica é uma propriedade física intrínseca à matéria e pode ser positiva ou negativa, sendo o que as diferencia apenas o sinal algébrico. Por convenção, representamos a carga do elétron como sendo de sinal negativo e a carga do próton com sinal positivo[LT2] .

Isso ocorre pelo fato que as cargas elétricas são formadas por partículas elementares que constituem os átomos, conhecidas como prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e nêutrons (carga neutra).

A carga elétrica tem origem em partículas subatômicas: os prótons apresentam o menor valor de carga positiva, enquanto os elétrons apresentam o menor valor de carga negativa. Os nêutrons, por sua vez, são partículas eletricamente neutras.

substantivo feminino Carregamento; o que se consegue carregar ou transportar. [Por Extensão] O que se transporta, bens ou mercadorias. [Por Extensão] Quantidade excessiva de alguma coisa: carga tributária. [Figurado] Fardo; o que pode representar uma enorme obrigação.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

Basicamente, a carga fonte representa a carga elétrica que gera o campo elétrico e a carga prova é a carga que sofre a influência do campo.

Também no núcleo, além dos prótons, existem os nêutrons, que são partículas que não possuem carga elétrica.

Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.

Desse modo, podemos dizer que todo valor de carga elétrica é um múltiplo da carga elementar. Além disso, note que a equação Q = n.e apenas calcula o módulo da carga. Para determinar se ela será positiva ou negativa, devemos saber se há excesso de prótons (carga positiva) ou de elétrons (carga negativa).

A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas motivado por uma diferença de potencial. Ouça o texto abaixo! A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico.

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Charles Augustin de Coulomb

Charles Coulomb ficou conhecido por determinar a Lei da Força Elétrica entre cargas, mostrando que ela era semelhante à Lei da Gravitação Universal de Newton. Charles Augustin de Coulomb foi um físico e inventor que nasceu em Angoulême, França, em junho de 1736.

A carga elétrica líquida de qualquer sistema isolado é sempre conservada. Se duas partículas carregadas passam por um processo de aniquilação, possuem então cargas iguais com sinais opostos. Se duas partículas carregadas aparecem como resultado de um processo de criação de pares, possuem cargas iguais e sinais opostos.

Carga geral
É a carga embarcada e transportada com acondicionamento (embalagem de transporte ou unitização), com marca de identificação e contagem de unidades.

1,6 . 10-19 C

A carga elementar
Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).

A unidade de carga elétrica no SI – o coulomb (abrevia-se “C” e o nome por extenso começa com minúscula) – é uma grandeza derivada das grandezas base do sistema. Como uma corrente de 1 ampère corresponde a passagem de 1 coulomb por segundo, o coulomb é o produto de um segundo por um ampère.

A força elétrica é a força que surge quando há duas cargas elétricas interagindo com os campos elétricos umas das outras. Calculamos sua intensidade usando a lei de Coulomb. Sua direção se dá de acordo com a linha imaginária que une as cargas, e seu sentido varia de acordo com os sinais das cargas elétricas.

O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

Chamamos de sistema de cargas elétricas um conjunto de duas ou mais cargas elétricas, separadas do restante do universo e que constituem o objeto de nossos estudos.

Podemos calcular a carga formal de um átomo usando a equação CF = EV - [PEI - ½(EL)], em que VE = o número de elétrons de valência do átomo livre, PEI = o número de pares de elétrons isolados no átomo da molécula e EL = o número de elétrons de ligação (compartilhados) ao redor do átomo da molécula.