O que é carência masculina?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A carência afetiva masculina pode ter origem / causa desconhecida por parte da pessoa, de quem sofre com isso. Porém, a inteligência emocional é uma metodologia que busca entender quais foram os gatilhos que influenciaram tal quadro e, com isso, procura trilhar caminhos em busca de uma vida mais equilibrada e feliz.

Mas quando essa carência entra em um nível muito alto, surgem as cobranças e o medo excessivo de ser rejeitado. É o que chamamos de Dependência Emocional Afetiva. Esse sentimento acaba sendo um peso para ambas as partes dentro de um relacionamento, uma vez que nenhum dos dois conseguem suprir as expectativas.

Os dois especialistas pontuam quais sinais indicam que uma pessoa pode estar em um relacionamento por carência e não por amor: Abrir mão de coisas importantes para você para atender o que o outro exige. O desejo do parceiro é sempre o mais importante. Não expor sua opinião com medo de desagradar o outro.

O que é a carência afetiva? Alguém que está carente do ponto de vista afetivo sente falta de uma maior proximidade com outras pessoas ou de demonstrações de carinho por parte de amigos, familiares ou cônjuges.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Os dois especialistas pontuam quais sinais indicam que uma pessoa pode estar em um relacionamento por carência e não por amor: Abrir mão de coisas importantes para você para atender o que o outro exige. O desejo do parceiro é sempre o mais importante. Não expor sua opinião com medo de desagradar o outro.

Dicas para lidar com a carência afetiva masculina

  1. Amor próprio: você precisa, primeiramente, amar a si próprio. ...
  2. Diálogo: converse sobre o que sente, o que precisa melhorar na relação. ...
  3. Empatia: coloque-se no lugar do/a parceiro/parceira e procure entender os motivos da possível frieza no relacionamento.

Sintomas da carência

  1. Depender excessivamente do outro para ser feliz. ...
  2. Não apresentar critérios quanto ao relacionamento. ...
  3. Aceitar qualquer condicionamento para ficarem juntos. ...
  4. Ame-se em primeiro lugar. ...
  5. Goste de sua companhia e aprenda a ficar só ...
  6. Encontre e reconheça a si mesmo.

24 meses: para lesões e doenças preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir); 180 dias: para as demais situações.

É normal ter carência. A necessidade de receber afeto é comum a todas as pessoas, embora em graus distintos. Enquanto algumas gostam de demonstrações constantes de afeto e as usam como medida para determinar se os seus relacionamentos são bons ou não, outras pessoas não sentem essa necessidade com tanta intensidade.

O homem que te ama de verdade entende quem você é e não pede que você mude. Ele ama a pessoa que você é e não a pessoa que ele acha que você será no futuro. Ele se sente agradecido de estar ao seu lado.

Dicas para superar a carência afetiva

  1. Aprenda a ficar sozinho. Como amar o outro quando você ainda não sabe se amar? ...
  2. Valorize quem você é ...
  3. Saiba enxergar o amor nos pequenos movimentos. ...
  4. Estabeleça metas para sua vida. ...
  5. Reconheça os sinais e busque se ajudar.

É uma boa ideia ser especifico sobre suas necessidades para que a outra pessoa saiba o que esperar. Tente explicar suas necessidades dizendo algo como "Sei que você ama passar tempo comigo e eu também amo, mas somos pessoas diferentes com necessidades diferentes. Preciso de um pouco mais de tempo só para mim".

Em maior ou menor grau e por um longo ou curto espaço de tempo todos nós sentimos algum tipo de carência, seja a afetiva, física, moral ou espiritual.

A falta de atenção é prejudicial porque afasta as pessoas e, também, faz com que elas demorem para se darem conta disso. Quando se trata de um relacionamento, muitos casais passam anos vivendo dessa maneira, sem perceberem que as coisas não estão indo bem e que é preciso fazer algo para mudar isso.

Você sente vontade de ligar o tempo todo para a pessoa
Sabe aquela vontade incontrolável de ligar para a pessoa, dizer como foi seu dia e ouvir as pequenas conquistas dela? Isso certamente é saudade, porque você estava acostumado (a) em fazer isso. Se fosse carência, você não faria questão de ouvir seu crush.

Carência é o tempo de espera para realizar determinados procedimentos logo após contratar ou ser inscrito em um plano de saúde, como, por exemplo, para realizar um parto ou uma cirurgia.

A carência existe como forma dos planos odontológicos se prevenirem para que não tenham seguidos prejuízos e o seu negócio seja comprometido. Entretanto, há planos que fazem a oferta da carência zero, que significa que no momento da contratação, o paciente já pode realizar certos procedimentos.

Saberemos que somos importantes para uma pessoa quando sua necessidade em saber e sua preocupação são sinceras, e reparamos na sua linguagem verbal e não verbal algum tipo de empatia e, sobretudo, sinceridade. O interesse se observa, se intui e se sente.