O que é cardiolipina anticorpos IgM indeterminado?

Perguntado por: amuniz2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A cardiolipina é um fosfolipídio aniônico. A maioria dos anticorpos anticardiolipina (ACA) reage cruzadamente com outros fosfolipídios. Por essa característica e por sua maior facilidade de detecção, são utilizados na investigação da presença de anticorpos antifosfolipídios.

Teste utilizado no diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolípide (AFL). Esta pode ser primária (na ausência de outros autoanticorpos e manifestações clínicas dos LES) ou associada ao LES (15% dos casos).

Anticardiolipina – IgG - R$89,00 - Labi Exames.

O beta hCG indeterminado aparece nos casos em que não há quantidade suficiente do hormônio para um positivo, mas também não é uma quantia tão baixa que seja considerado negativo.

Indeterminado: É preciso repetir o teste porque a amostra não foi clara o suficiente. Algumas situações que levam a este tipo de resultado são a gravidez e vacinação recente.

Ou seja, IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.

De modo geral, os exames de anticorpos IgG e IgM servem para identificar a presença ou mensurar a concentração de cada uma dessas proteínas de defesa em nosso organismo, o que pode dar uma ideia de quando ou se realmente tivemos a contaminação de determinado patógeno.

Um IgM e IgG não reagente quer dizer que a pessoa não teve contato com a doença e deve tomar muito cuidado, pode-se ser infectado à qualquer momento. Um IgM negativo e IgG positivo quer dizer que a mulher teve contato com a doença e produziu anticorpos e o bebê não corre riscos.

Elas são o principal componente antigênico do antígeno do tipo Wassermann que é utilizado na DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO DA SÍFILIS não treponêmico.

A presença de anticorpos anticardiolipina IgG ou IgM em títulos elevados está fortemente associada a quadros de síndrome de anticorpo fosfolípide.

O que significa o resultado do exame? O resultado negativo significa apenas que a classe de anticorpo anticardiolipina testada (IgG, IgM, e/ou IgA) não está presente naquele momento.

Para que serve: útil no diagnóstico de síndrome dos anticorpos antifosfolípide, quando há presença de manifestações clínicas. Esta síndrome pode se manifestar através de trombose venosa, oclusão arterial, úlcera de membro inferior, perda fetal, plaquetopenia, anemia e neutropenia.

A beta2-glicoproteína I (beta2-gpI) é um cofator fosfolipídico com propriedades anticoagulantes. Inúmeras funções biológicas na via da coagulação são atribuíveis a este cofator. Os soros de pacientes com síndrome antifosfolipídica (SAF) freqüentemente reagem contra beta2-gpI em ensaios imunoenzimáticos.

A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente não utilizar garrote. A amostra deverá ser imediatamente transferida para o tubo de citrato, respeitando a marcação do mesmo para que a quantidade de sangue e anticoagulante sejam proporcionais ao volume coletado.