O que é capacidade física e quais são elas?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

Ser capaz, ou seja, ter capacidade é a qualidade com que alguém seja apto par desenvolver certas atividades, por exemplo: um eletricista tem a capacidade para trabalhar com a corrente elétrica e fazer conexões que levam eletricidade.

Onde visa desenvolver ao máximo as três vias metabólicas e cada uma das 10 valências físicas: resistência cardiorrespiratória, força, resistência muscular, potência, velocidade, coordenação, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e precisão.

E o treinamento de força sempre vem em primeiro lugar. Independente do esporte, todos nos beneficiamos e muito do treinamento de força. Mesmo atletas de provas longas como ciclistas, corredores e maratonistas (e ultramaratonistas) melhoram muito com o trabalho de força.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são: resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio.

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas.

Quais tipos de exercícios físicos o corpo precisa?

  • Exercícios de resistência aeróbica, também conhecidos como exercícios aeróbicos.
  • Exercícios de resistência muscular localizada.
  • Exercícios de flexibilidade.
  • Exercícios de força.
  • Exercícios de agilidade.

Equilíbrio, Coordenação, Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.

As principais capacidades físicas são: força, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade, influenciam no nosso dia a dia pois, fazem com que a gente consiga realizar atividades físicas e a nossa rotina diária.

EQUILÍBRIO: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

A importância das atividades físicas vai além da perda de peso, estando relacionada com a prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes. A prática de atividade física está diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida de uma pessoa.

A condição muscular apropriada proporciona maior capacidade para realizar as atividades da vida diária, com mais eficiência e menos fadiga. Permite realizar atividades esportivas com melhor desempenho e menor risco de lesões e ajuda a manter a postura corporal correta.

Distinguem-se três tipos de resistência, de acordo com a duração do esforço.

  • Resistência de curta duração. Normalmente, entra em ação em esforços físicos que duram entre 45 segundos e dois minutos. ...
  • Resistência de média duração. ...
  • Resistência de longa duração.

Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos. Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.