O que é capacidade de armazenamento digital?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A capacidade de armazenamento refere-se à quantidade específica de armazenamento de dados que um dispositivo ou sistema pode acomodar. Essa medição crítica é comum na TI voltada para o consumidor e também no design de sistemas corporativos ou outros sistemas maiores para funcionar corretamente.

Enquanto a memória refere-se ao local de dados de curto prazo, o armazenamento é o componente do seu computador que permite que você armazene e acesse dados no longo prazo. Normalmente, o armazenamento vem na forma de uma unidade de estado sólido ou um disco rígido.

O que é armazenamento
Como o próprio nome sugere, o armazenamento, também conhecido como disco rígido (HD) e unidade de estado sólido (SSD), serve para guardar dados e, diferente da memória RAM, ele não é temporário. É essa tecnologia que guarda as suas fotos, músicas, mensagens e aplicativos.

O SSD (Solid State Drive) é um componente que armazena dados em computadores e consoles de videogame. Ele substitui o HDD (Hard Disk Drive) tradicional e ainda garante mais rapidez ao sistema, graças às velocidades maiores de leitura e gravação.

Já o SSD é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados digitais, sem partes móveis. Na prática, um grupo de chips é responsável por guardar os arquivos. Podemos pensar nele como um pendrive ultrarrápido e com muito espaço de armazenamento para o sistema operacional, imagens, vídeos e documentos.

Muita coisa, não é mesmo? Pois é essa a capacidade do maior SSD do mundo, anunciado recentemente pela companhia norte-americana Nimbus Data. O novo SSD é o ExaDrive DC100, dispositivo com capacidade de armazenar nada menos do que 100 TeraBytes de informações. Você não leu errado, 100 TB!

Índice

  • RAM.
  • HDD.
  • SSD.
  • HDDs e SSDs externos.

Celulares com 4 GB são os mais populares para quem busca um bom intermediário, eles oferecem um ótimo desempenho, seja para o uso no cotidiano ou mesmo para jogos. Claro que essa performance também vai depender do restante do hardware, mas 4 GB é uma quantidade suficiente para o aparelho não travar facilmente.

Os celulares intermediários mais avançados e modelos premium já vêm com mínimo de 128 GB de espaço, garantindo armazenamento de sobra para os arquivos, para fotos e vídeos de alta resolução e tudo mais o que você utiliza.

2- O celular com maior armazenamento
Hoje, é possível encontrar smartphones com a incrível memória interna de 1 terabyte, o equivalente a 1000 GB. É o caso do Galaxy S10 Plus, da Samsung, por exemplo. Além disso, o smartphone ainda pode expandir a memória por meio de um cartão microSD de até 512 GB.

Desinstalar e desativar aplicativos inúteis
Por isso, é uma boa ideia dar uma olhada nesses aplicativos em Configurações > Aplicativos para ver quais ocupam mais espaço na memória interna e desinstalá-los clicando no botão de Desinstalar. Após essa tela, toque em Ok.

Ver o espaço de armazenamento

  1. No dispositivo Android, abra o Files do Google .
  2. No canto inferior esquerdo, toque em Liberar memória .
  3. Na parte superior, serão exibidos os dispositivos usados e o espaço de armazenamento disponível. Se o smartphone tiver um cartão SD, você também verá o espaço de armazenamento dele.

Os SSDs disponíveis no mercado têm capacidades que variam aproximadamente entre 120 GB e 8 TB. Se você quer apenas ampliar um pouco a capacidade do seu computador, os menores já são suficientes.

Não existe melhor ou pior nessa disputa. O HDD ainda é a opção mais acessível para guardar arquivos pesados, já que é mais barato e oferece espaços maiores de armazenamento. Já o SSD é mais rápido, mas o custo por gigabyte é maior tem vida útil limitada. O ideal é usar sempre o armazenamento híbrido.

Vantagens do SSD
As velocidades de gravação e leitura são até 10 x maiores que de um HD de alto desempenho. Ele também tem um funcionamento mais silencioso em relação ao HD, já que não tem parte móveis para realizar vibrações barulhentas.

Busque SSDs que tenham código de detecção de erros (ECC). Ele é muito importante para corrigir falhas e evitar que os dados sejam corrompidos. Isso permite uma longevidade no tempo de vida útil do drive SSD.

O SSD (solid-state drive) é considerado uma evolução do disco rígido (HD) do computador. Ambas as tecnologias são unidades de armazenamento não volátil, ou seja, que mantém os dados registrados mesmo após o equipamento ser desligado, mas elas são bastante diferentes entre si.

Esse é um dos principais atrativos de um SSD 512GB. SSD é sigla para Solid State Drive (“Unidade de Estado Sólido”), um tipo de armazenamento que se diferencia do tradicional HD por causa da sua velocidade. Ele é capaz de abrir arquivos e programas com a agilidade, um atributo muito valorizado nos computadores atuais.

De um modo geral, existem dois tipos de mídia de armazenamento usados como armazenamento secundário nos computadores: HDDs (unidades de disco rígido) e SSDs (unidades de estado sólido).

As três principais formas de armazenagem são:

  • Própria. Esse tipo de armazenagem, como o nome já diz, é realizado pela própria empresa. ...
  • Terceirizada. Terceirizar a armazenagem é muito comum e é uma opção vantajosa para grande parte das empresas. ...
  • Contratada. ...
  • Layout do espaço. ...
  • Custos. ...
  • Localização. ...
  • Amplitude.

Armazenamento magnético
Esse é reconhecidamente o mais comum e mais longínquo formato de armazenamento de dados. Nesse caso, falamos dos dispositivos que se conectam aos computadores por meio de drives. Eles recebem as informações e depois podem ser utilizados em outras máquinas.