O que é câncer de Paget?

Perguntado por: lbarbosa7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A Doença de Paget, descrita pela primeira vez em 1877, pelo médico inglês Sir James Paget, é um câncer raro que atinge o mamilo e a aréola e responde por entre 0,4% e 5% dos cânceres de mama. Ele é mais comum em mulheres na faixa dos 60 aos 70 anos e muito raramente atinge homens.

A doença de Paget é uma doença esquelética, de distribuição monostótica ou poliostótica, podendo ser causada por uma infecção viral e/ou fatores genéticos. É caracterizada por um aumento da remodelação óssea, resultando em anormalidade da arquitetura óssea.

Para realizar o diagnóstico da doença de Paget das mamas, o mastologista primeiro realiza o exame clínico em consultório, verifica a presença de sintomas característicos, além de buscar pela presença de eventuais caroços na mama e nas axilas.

O diagnóstico da Doença de Paget geralmente se obtém através de biópsia de pele (punch-biopsy) da área suspeita. Infelizmente, os exames de imagem têm pouca acurácia para detectar lesões na aréola e mamilo.

Doença de Paget

  • Vermelhidão no mamilo e aréola.
  • Coceira.
  • Espessamento da pele do mamilo e aréola.
  • Descamação da pele nessa região.
  • Sensação de queimação no mamilo e aréola.
  • Sangramento do mamilo.

O Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante) é uma doença óssea grave que dá direito ao Auxilio-Doença e também aposentadoria por Invalidez. E o segurado acometido dessa doença tem isenção do tempo de carência que é de pelo menos 12 meses de contribuição.

Como mencionado no post anterior, a Doença de Paget é assintomática na maioria dos casos, sendo diagnosticada quando surgem alterações em exames solicitados por outros motivos que revelem alterações que levantem a suspeita deste diagnóstico.

O câncer de mama metastático acontece quando o tumor se espalha para outros órgãos do corpo, como ossos, pulmão, fígado e cérebro. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama mesmo detectados no início se tornam metastáticos. A doença pode voltar em outras partes do corpo depois de meses ou anos do primeiro diagnóstico.

O principal método diagnóstico para doença de Paget é o radiológico, tendo como principais características as lesões osteolíticas (lesões em forma de chama de vela em ossos longos e osteoporose circunscrita no crânio); ósseos aumentados de tama- nho, espessamento cortical e alterações escleróticas4(D).

Introdução. A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.

Osteossarcoma. Também conhecido como sarcoma osteogênico, é o tumor ósseo primário mais comum. A incidência anual é de aproximadamente 4,4 para 1 milhão de indivíduos entre 0 a 24 anos de idade. Se inicia nas células ósseas e se desenvolve com mais frequência nos ossos das pernas, pelve e braços.

O câncer de mama pode causar alterações e inflamação nas células da pele, o que pode levar a alterações na textura. Exemplos dessas mudanças de textura incluem: Pele escamosa ao redor do mamilo e aréola. Sensação de pele queimada de sol ou extremamente seca.

Não há uma estratégia definida sobre como prevenir a doença de Paget, além dos fatores importantes para manter a saúde em dia e reduzir o risco de complicações em geral: controlar o peso, não fumar, evitar o excesso de bebida alcoólica, utilizar com cautela tratamentos do tipo anticoncepcionais e reposição hormonal.

Dessa forma, a biópsia costuma ser o recurso mais utilizado para confirmar a presença de uma lesão pré-cancerígena. Confirmado o diagnóstico, o médico orientará a paciente sobre as ações de acompanhamento, prevenção e, eventualmente, profilaxia.

Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa à noite ou quando se realiza determinados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato.

O método mais sensível utilizado para a identificação da atividade da doença de Paget é a cintilografia óssea.

Os primeiros sinais de câncer nos ossos são dores fortes e intensas em determinadas partes do corpo e alteração da área afetada com aumento de volume e percepção de alguma deformidade. Além disso, podem surgir fraturas ocasionadas pelo enfraquecimento dos ossos, chamadas de fraturas patológicas.

É o amarelamento da pele e dos olhos causado pelo acúmulo de bilirrubina. Esse é o sintoma mais frequente do câncer de via biliar. Normalmente, a bile é produzida pelo fígado e liberada no intestino. A icterícia ocorre quando o fígado não consegue liberar a bile, que contém bilirrubina.

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A mastalgia pode ser causada por vários motivos, desde um processo inflamatório mamário até um trauma (batida na mama), mas na maioria das vezes é causada por hormônio, ou seja, a mama recebe hormônio e fica mais dolorida em uma fase do mês.