O que é camisa streetwear?

Perguntado por: maraujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Streetwear é um estilo de roupa casual que ganhou o mundo a partir da década de 1990. Ele surgiu inspirado pela moda hip hop de Nova York e pela cultura do surf do estado da Califórnia. O streetwear tem como propósito incluir elementos de roupas esportivas, punk, skate e moda de rua ao estilo de se vestir.

Seus modelos são pessoas de todas as idades, em sua maioria pessoas negras, mas sobretudo os jovens. Alguns manuais de estilo dirão que o streetwear surgiu na Califórnia entre o surfe e o skate.

A moda Streetwear é direcionada a um público jovem, sendo homens e mulheres que andam de skate ou se identificam com a cultura e o estilo que está relacionado à ele. Questão de atitude, a streetwear vai na direção contrária do visual arrumadinho, certinho. As roupas podem ser largas, descombinadas e descomplicadas.

No Brasil, a moda streetwear começou a ganhar espaço na década de 1990, principalmente nas periferias das grandes cidades. Com o tempo, a tendência se espalhou e se popularizou, principalmente entre jovens que se identificavam com a cultura hip-hop e a música de rua.

O estilo oversized são peças de roupas largas ou maiores que o tamanho convencional e é perfeito para quem gosta de looks modernos.

Em tradução livre, o significado de street style é “moda de rua”. O termo se refere àquelas tendências cosmopolitas e modernas vistas nas grandes cidades mundo afora. É uma estética marcante, com muita personalidade, que costuma trazer um toque fashionista.

Enquanto o movimento tem raízes na Califórnia e em Nova York, outros pioneiros como Hiroshi Fujiwara e Nigo, DJs e designers influentes, foram os principais responsáveis pelo pioneirismo no estilo de rua e na cena hip-hop no Japão na década de 1980.

O termo nada mais é do que “estilo de rua”, na tradução literal, mas não se trata apenas de produções urbanas e despojadas, como pode parecer: ele abrange tudo que está sendo usado nas ruas, no dia a dia.

O look oversized consiste em usar peças largas e confortáveis, criando um estilo despojado e moderno. Ideal para quem busca conforto e personalidade. O estilo oversized é a mais nova tendência entre personalidades do Brasil e do mundo.

A chegada no Brasil
No Brasil, ele chega a partir dos anos 2000 com a cultura sneaker. Mas todas as peças disponíveis que se tornaram itens de desejo por aqui, ou eram importadas, ou possuíam características que retratavam mais estilos de vida estadunidenses do que brasileiros.

Quem deseja ficar mais estiloso na hora dos estudos também pode usar a moda streetwear. Os melhores visuais são compostos de camisetas ou camisas, bermudas ou calçadas, tênis, boné e correntes. Como essas ocasiões são as mais informais, abuse dos bonés e das bermudas, principalmente nas estações mais quentes do ano.

O que é o Sportlife
Com referências que vêm tanto do sportswear mais comum encontrado nas quebradas quanto do streetwear mais chique que vem de fora, o Sportlife é basicamente o estilo do jovem de periferia que incorporou as roupas esportivas no seu cotidiano.

O que é público-alvo? O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. É um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente. Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos.

Como definir o público-alvo?

  1. Pesquise o mercado e o cenário atual. O primeiro passo é analisar o mercado. ...
  2. Conheça o seu negócio e o seu produto. ...
  3. Divida o mercado em segmentos. ...
  4. Identifique a atratividade dos segmentos. ...
  5. Selecione o segmento-alvo (um ou mais) ...
  6. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo.

Há de se considerar que a faixa etária mencionada representa a Geração Y, também denominada millennials, que possuem mais consciência e preocupação com questões sociais e ambientais. Estes indivíduos buscam desacelerar (Samala & Singh, 2018), o que vai ao encontro do propósito do movimento slow fashion.

Foi a partir disso que Diogo Roccon e alguns amigos resolveram criar, em 2012, o que viria a ser no futuro uma das marcas que mais representasse a moda streetwear no Brasil.

As marcas europeias Zara, H&M e Topshop foram responsáveis pelo surgimento do termo “fast-fashion” em meados da década de 1990. Essas empresas produziam roupas parecidas com as da alta costura, mas por um preço bem mais acessível.

Em resumo, nada mais é do que um nome para roupas muito maiores do que o seu tamanho convencional! E como já dissemos por aqui, essa moda era queridinha nas décadas de 80 e 90, mas ela praticamente se limitava ao streetwear, que nada mais é do que o “outfit das ruas”, super urbano, cool e descomplicado.

Bom, pra ficar fácil pra vocês TIME: Camiseta Oversized é uma Peça que possui uma Modelagem mais ampla, ela é pensada pra ser assim, algo até mais “exagerado” e contrastante no visual.