O que é Camalote da Meia-noite?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Solms, conhecida localmente como camalote, é uma planta aquática nativa da América do Sul, abundante no Pantanal. Os índios Guató usavam essa planta no Pantanal para a confecção de esteiras para dormir.

Além de reduzir a carga de matéria orgânica dissolvida na água e diminuir a turbidez, a planta aquática chegou a absorver 77% dos nutrientes associados à eutrofização, como nitrogênio, nitrogênio amoniacal e fósforo.

Esta planta possui raízes longas, (podem medir até um metro), rizomas, estolões, pecíolos, folhas e inflorescências. A parte que fica fora d´água, podendo atingir uma altura que varia desde alguns centímetros até um 1metro.

Aguapé (Eichhornia crassipes): Uma alternativa alimentar para bovinos de pequenas propriedades no perímetro da represa Billings - Estado de São Paulo, Brasil.

O aguapé é usado na criação de peixes. Além de servir como alimento, suas raízes são um excelente local de desova para as carpas, por exemplo.

Originária da América do Sul, pode atingir de 15 a 80 centímetros de altura e floresce o ano todo.

Para fazer mudas deve-se separar os rizomas com duas folhinhas e colocar em meio líquido ao sol. Seu uso em paisagismo deve ficar restrito a laguinhos fechados, sem possibilidade de que haja invasão de mudas para açudes, córregos e rios.

Outras plantas eficientes são o aguapé (Eichhornia crassipes), a alface-d'água (Pestia stratiotes), a orelha-de-onça (Slavinia auriculata) e a taboa (typha domingensis).

A Erva de Bicho contém propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, analgésicas, vermicidas, sedativas, descongestionantes, estimulantes, cicatrizantes e diuréticas que auxiliam no tratamento de úlceras, artrite, diarreia, febre, erisipela, blenorragia, melhora a circulação, ajuda na boa digestão e desinflama os ...

A Eufrphrasia officinalis, uma flor dos prados, tem grande importância entre as plantas medicinais Weleda. Popularmente conhecida como eufrásia, a planta é usada para o tratamento de doenças oculares, apesar de não existirem provas científicas sobre seus benefícios¹.

O Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada.

Embora torne-se difícil de ser removido com a proliferação veloz, o aguapé pode ser extraído manualmente ou com o uso de máquinas. O procedimento deve ser realizado quando, levadas pelo vento, as plantas se concentrarem à margem da represa.

Não recomendamos o uso de aguapés e alfaces d'água, pois as suas raízes são muito finas e costumam agarrar na bomba causando travamento, entupimento e até mesmo provocando a queima da bomba.

Assim como o pato-mergulhão, as baronesas também são indicativos de poluição. Elas são plantas aquáticas que proliferam ao sinal da poluição proveniente do despejo de esgoto nos rios. As baronesas estão cada vez mais avançando no rio São Francisco, principalmente nas áreas da região do Vale do São Francisco.

O nome popular surge do aspecto semelhante ao da hortaliça. A espécie é também considerada medicinal e eficaz nos casos de diabete insípida, disenteria, enfermidades da bexiga e rins.

A Eichhornia crassipes, ou aguapé, é uma bonita planta aquática flutuante, com grandes folhas redondas. Quando floresce, produz flores azul-arroxeadas.

Os animais herbívoros alimentam-se de plantas ou algas, sendo possível identificar várias espécies com esse hábito alimentar. No que diz respeito aos animais que se alimentam de plantas, eles podem comer, por exemplo, seus frutos, suas folhas, seu néctar e pólen.

Estes estão acostumados a digerir pequenos invertebrados, larvas de outros animais, algumas algas, etc. Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças.

Betta Splendens

Betta Splendens
Trata-se de um peixe de água tropical mas muito resistente que se adapta a todo o tipo de águas, como a água fria. Desenvolve-se e reproduz-se facilmente e existe em centenas de cores e combinações tanto em cativeiro como em estado selvagem.

Peixes com "Gosto de Barro" Um dos problemas com as carpas é o "gosto de barro" que às vezes apresentam. Mas não só as carpas têm esse problema. Os curimbatás são considerados peixes de 2ª categoria por apresentarem normalmente esse gosto.

Também árvores muito altas e frondosas em volta do tanque atrapalham também a passagem dos raios solares. São recomendáveis apenas árvores frutíferas de pequeno porte que podem deixar os frutos maduros caírem diretamnete na superfície do tanque.