O que e cálculo de receita?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
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É uma medida importante para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa e é calculada somando todas as fontes de receita, como a venda de produtos, prestação de serviços, aluguel, juros, entre outros.

Para saber como calcular receita financeira é simples: basta realizar o somatório de todos os tipos de receita financeira, como juros, rendimentos, resgates e outros.

Esse cálculo é feito multiplicando o valor unitário de cada item ou serviço vendido pela quantidade de vendas realizadas no período analisado, já a líquida é o resultado da receita bruta após a dedução dos impostos e outras deduções relacionadas às atividades da empresa.

Como calcular a Receita Bruta? Ou seja: para calcular a receita bruta de uma empresa que vende apenas um produto de R$100 reais vende esse produto para 300 clientes mensalmente, é só multiplicar os valores. Sua receita bruta é, portanto, de R$ 30.000 por mês.

Como você pôde perceber, a receita é a soma de todas as entradas da sua agência, ou seja, todo o dinheiro recebido no período. O lucro é o valor excedente, após deduzidos custos e despesas.

Qual a diferença entre receita e despesa? A receita é referente à entrada de capital, futuro ou imediato. Já a despesa é o oposto, refere-se aos gastos operacionais de uma pessoa, empresa ou entidade pública.

Entretanto é necessário ficar atento, porque existem dois tipos de receita:

  • Receitas operacionais: São receitas geradas a partir da venda do seu produto ou serviço. ...
  • Receitas não operacionais: Essas são receitas que não fazem parte da principal atividade da sua empresa.

Receitas Financeiras – As receitas financeiras são aquelas que não constam da apuração do resultado fiscal, sendo derivadas de aplicações no mercado financeiro e de privatizações, bem como da rolagem e emissão de títulos.

O que muda da receita líquida para lucro líquido? Para se chegar ao número do lucro líquido, uma vez que a receita líquida é calculada, deve-se extrair dela todas as demais despesas da empresa. A partir disso, chega-se ao lucro líquido, que é o quanto o negócio realmente faturou no período.

O que é Receita Líquida? A receita líquida corresponde às vendas brutas após a dedução dos impostos sobre vendas, descontos, abatimentos e devoluções.

Como se calcula o fluxo de caixa?

  1. anote todas as receitas e despesas;
  2. some todas as receitas;
  3. some todos os gastos;
  4. subtraia o valor dos gastos do total de receitas;
  5. agora, você tem seu cálculo operacional.

Qual a diferença entre faturamento e lucro? Faturamento é todo dinheiro que entra no caixa da empresa e o lucro é o que sobra depois que todas as contas do negócio são pagas. Essa foi a explicação rápida, para você entender logo de cara que os dois conceitos são bem diferentes.

Receita – Despesas = Lucro Real
Afinal, isso impacta diretamente no valor de imposto que será pago à Receita Federal (e você não quer ser tributado a mais, não é mesmo?). Recomendamos a leitura também do artigo: “Planejamento financeiro: calcule custos fixos e variáveis”.

Tributo = Valor de venda x alíquota
Por fim, somando o valor de todos os tributos, uma nota fiscal no valor de R$ 500, geraria R$ 253,25 em impostos, nesse perfil tributário.

Sabe-se que o lucro total de uma empresa é dado pela fórmula L = R – C, em que L é o lucro total, R é a receita total e C é o custo total da produção.

São consideradas receitas os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) auferidos pelo órgão ou entidade, que servem para custear as despesas e os investimentos.