O que é calça JOB?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Com corte mais reto e tecido plano, nossa calça Job traz a beleza da alfaiataria, porém com todo conforto que precisamos nos dias de hoje. Apesar de possuir um cós com elástico, que garante a praticidade da peça, compensa com uma braguilha falsa que confere o toque de sofisticação que toda alfaiataria exige.

Também conhecido como jogging, o modelo costuma ser principalmente associado ao tecido de moletom, que protagonizava as versões da peça usadas nas práticas de corrida mais leve e outras atividades físicas popularizadas nas décadas de 1970 e 1980 – e até em um pouco dos amados anos 90, já no próprio street.

O termo e modelagem Mom surgiu a partir da influência da “semi baggy” que foi tendência nos anos 90 e faz referência ao tão conhecido termo “jeans da mamãe” inspirado pelo modelo de calça usado pelas mulheres da época, ele possui caimento reto, pernas largas e cintura alta.

Qual tipo de blusa usar com calça Jogger? O cropped é o principal modelo de blusa que combina com a calça jogger de moletom. Seja uma opção de cor única ou floral, dá para compor diversos estilos com essas duas peças. Uma t-shirt mais básica também vai super bem com esse modelo.

Já a sarja é composta exclusivamente de algodão. Ou seja: ela não apresenta nenhum complemento que dá maior flexibilidade ao tecido. Isso torna as peças desse material muito mais leves, permitindo que o tecido respire melhor e traga conforto durante o uso.

Em inglês, o termo “wide” significa “largo”. “Leg”, por sua vez, é a palavra do idioma para “perna”. Ou seja: estamos falando sobre uma calça que tem as pernas largas, e que são o oposto das calças skinny que dominaram as prateleiras e as tendências da moda há alguns anos.

Ela é conhecida por ter a cintura e as canelas mais justinhas, com elástico ou amarração, enquanto que o tecido da calça geralmente é bem despojado. Como a moda se atualiza constantemente, a calça ribana chega para oferecer mais um modo de diversificar seu estilo.

Uma das maneiras mais certeiras de usar calça clochard é com camiseta, seja ela lisa ou com alguma frase divertida. Quer um look mais hi-lo? Aposte em uma calça e camiseta podrinha do mesmo tom. Esse tipo de combinação vai muito bem com sapatilha, rasteira e até mesmo salto.

Mas, se formos considerar as indicações de proporção, podemos dizer que para quem tem os quadris largos, a calça jogging lisa, com cores sóbrias e tornozelo bem baixo é a ideal, porque ajuda a disfarçar o formato mais acentuado dos quadris e alongar a sua silhueta, principalmente quando você usa cores iguais ou bem ...

Já quem tem perna fina pode apostar na calça jogging mais curta, no meio da perna. Outras dicas para combinar a peça são com jaquetas de couro e blazers. Por baixo, peças de tricôs e top croppeds para os modelos de cintura alta.

Todos os sneakers combinam perfeitamente com a calça, sejam eles chunky, casuais, slip on ou esportivo, então é só escolher aquele que mais tem a ver com a sua personalidade ou seu mood do dia e apostar sem medo!

Como usar calça jogger
Combine sua jogger de alfaiataria com um suéter e finalize com um belo coturno de couro nos pés.

A não ser que você queira dar destaque a essa peça de forma intencional, nunca use meia aparecendo com uma calça jogger. Os modelos justos ficam mais elegantes se o tecido tiver um pouco de elastano na composição.

A calça clochard tem uma história curiosa: surgiu em Paris, inspirada na forma como as pessoas em situação de rua usavam peças que eram maiores que seus corpos, sempre presas por uma cordinha – a palavra "clochard", em francês, significa "mendigo".

A calça cenoura, que também é chamada de “calça cocoon” ou “slouch”, tem modelagem ampla no quadril, muitas vezes com pregas ou preguinhas afunilado na direção da canela. Conhecida nos anos 1990 como semibag, agora ela está sendo chamada de calça cenoura ou carrot, justamente por conta do seu formato.

A calça slouchy chega com uma modelagem que lembra a mom: soltinha, com cintura alta e um caimento super confortável. Porém, ela também traz características que a tornam única, como as pregas na parte da frente, um shape bem baggy que se afunila depois do joelho e um comprimento que costuma ser mais curtinho.

Como já falamos anteriormente, o modelo de calça jogger é muito confortável, isso pois não aperta, já que possui uma modelagem larga sem perder as medidas do corpo. Assim como os tecidos utilizados serem menos rígidos como o algodão ou o linho, por exemplo, ajuda no conforto da peça.

A calça jogger feminina preta tem a modelagem mais soltinha e cintura mais alta com malha elástica no cós, que deixa a peça mais firme na região da cintura, deixando as curvas mais realçadas. A calça jogger feminina preta é moderna e super confortável para usar em todas as ocasiões com um estilo autêntico e despojado.