O que é cadeira isométrica?

Perguntado por: ematiass7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A cadeira isométrica consiste em posicionar-se de costas para a parede, deixando os pés em uma distância correspondente a largura dos ombros, com a cabeça e as costas encostadas na parede até a zona dos glúteos.

A isometria tem sido inserida em muitos treinos como uma acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura. A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo.

Melhora a densidade mineral óssea e, consequentemente, o fortalecimento dos ossos; Aumenta a potência e a resistência muscular; Auxilia na ativação da maioria das unidades motoras nos músculos; Diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

Bons exemplos de exercício isométrico são a prancha abdominal e o agachamento estático, nos quais a força para nos manter rente ao chão se equilibra com a da gravidade. A soma de ambas as forças é zero e não há deslocamento possível, mas sim uma ampla utilização de energia.

A isometria muscular pode ser útil para alguém que tenha se ferido, ou possui uma condição como a artrite, o que pode ter dificuldade para fazer alguns movimentos, ou até agravando a condição de uma articulação.

Elas são uma excelente maneira de desafiar o seu corpo inteiro. Por isso, realizar esse exercício todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir a queima calórica até mesmo quando você estiver parada.

A principal contra-indicação é pressão alta não controlada. A isometria aumenta a pressão subitamente e pode ser perigosa para pessoas sem tratamento da hipertensão arterial ou aquelas que ainda estão se adaptando ao medicamento.

A prancha é a rainha absoluta dos exercícios isométricos. Com os cotovelos apoiados no chão, pés "fincados" no solo, o objetivo é tentar segurar a mesma posição o maior tempo possível, ou fazer várias séries com um tempo reduzido, dependendo do seu nível.

Existem 4 tipos de isometrias: as translações, as rotações, as reflexões (em relação a um eixo ou a um ponto) e a reflexão deslizante.

Para realizar um exercício de isometria, é preciso forçar a musculatura, sem fazer qualquer movimento. Se por um lado os treinos dinâmicos exigem a mudança de posição e o cuidado com diversos ângulos, na isometria basta encontrar a posição correta e flexionar o músculo, sustentando isso pelo tempo determinado.

Existem exatamente quatro tipos de isometrias no plano:

  • translação,
  • rotação,
  • reflexão,
  • reflexão com deslizamento.

Este tipo de exercício é realizado para ganhar força e massa muscular e é caracterizado por ser estático e não dinâmico. Empurrar uma parede com os braços por alguns segundos ou manter-se em uma posição realizando determinada força são dois exemplos de exercícios isométricos.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.