O que é cada entomofobia?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O que é? A entomofobia é conhecida também como insectofobia ou insetofobia. Além disso, é caracterizada por ser um medo ou uma aversão excessiva aos insetos. As pessoas com o quadro tendem a ter uma visão distorcida sobre os bichos.

A entomofobia é uma condição em que uma pessoa apresenta o medo racional ou irracional de artrópodes como aracnídeos e insetos. Existem vários níveis de entomofobia que impactam a vida do indivíduo que sofre dessa condição. Mas a entomofobia possui tratamento.

Monofobia é o temor de ficar sozinho(a) mesmo que por curtos intervalos de tempo. É um conceito clínico que tem características que o aproxima de transtornos de ansiedade, sendo tratável por profissional de saúde mental.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

Espectrofobia também referida como fasmofobia, é um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo medo irracional de fantasmas (aparência imaterial) ou espectros.

O medo de água, ou aquafobia, é o medo indevido ou irracional da água. Muito frequente também é o medo do afogamento, esse racional, desenvolvido por pessoas que não sabem nadar. Ou não tiveram contato com a água e não saberiam lidar com suas propriedades.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Era tocofobia, nome dado "ao medo excessivo e irracional da gravidez e do parto.

O que é? A aracnofobia é caracteriza por ser um medo extremo de aranhas e de outros aracnídeos de oitos patas, como os escorpiões e os opiliões. Apesar da aracnofobia ser umas das fobias específicas mais populares, nem todas as pessoas que não gostam de aranhas têm a condição.

Derivada da expressão inglesa "no mobile phone phobia", a nomofobia é um termo que descreve o medo de ficar sem contato com o celular.

Indivíduos com medo de agulha sentem um mal-estar que vai muito além da própria picada ao tomar uma injeção, tirar sangue e fazer exames. O medo ou pavor e a vontade de se preservar do momento faz com que a pessoa se sinta sufocada.” Trata-se, então, de um medo inconsciente.

Diversas pessoas apresentam um medo constante ao longo de suas vidas, o que pode ser um sinal perigoso. Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico.

O medo, portanto, é uma trava que nos ajuda a pensar nos riscos e consequências antes de fazermos algo e também é uma resposta imediata nos momentos em que nos sentimos amedrontados e precisamos agir.

Existe também o medo dos medos (fobofobia). Isso é realmente mais comum do que você imagina. Pessoas com transtornos de ansiedade às vezes experimentam ataques de pânico quando estão em certas situações. Essas crises podem ser tão desconfortáveis que as pessoas fazem todo o possível para evitá-los no futuro.

eisoptrofobia

Na lista das fobias mais “incomuns” há a eisoptrofobia, quando a pessoa não consegue se olhar no espelho, com medo de enxergar fantasmas ou outros seres alienígenas.

Mas de maneira geral:

  1. 1 – Enfrente o problema; ...
  2. 2 – Ensaie em frente ao espelho; ...
  3. 3 – Prepare o discurso; ...
  4. 4 – Aprenda a relaxar; ...
  5. 5 – Tente olhar para lugares diferentes na sala, não fixando em uma só pessoa;
  6. 6 – Pegar um lápis ou unir as mãos também pode ajudar a canalizar o nervosismo. ...
  7. 7 – Imagine a situação em positivo.

Barata francesinha (Blatella germânica)
Dentre todas espécies, essa oferece um maior risco devido ao seu alto potencial de reprodução. Normalmente é encontrada em cozinhas, tubulações, embalagens e frestas de móveis, paredes e pisos.

Lonomia obliquoa

Lonomia obliquoa (Taturana)
É um dos insetos venenosos mais perigosos do Brasil, muito comum nas regiões Sul e Sudeste. As picadas acontecem por meio das cerdas espinhosas, que se quebram ao entrar em contato com a pele, liberando um líquido urticante que causa queimaduras, dor intensa e manchas na pele.

Conheça alguns insetos venenosos brasileiros

  • Lonomia obliqua. ...
  • Vespa-mandarina. ...
  • Apis mellifera. ...
  • Aedes aegypti. ...
  • Panstrongylus megistus e Triatoma infestans. ...
  • Mosca da berne.