O que é cachepôs de mesa?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os cachepots de mesa se caracterizam por serem um recipiente para colocar vasos simples de flores. A diferença entre os dois está na funcionalidade e no toque estético: diferente dos vasos, os cachepots de mesa não possuem os furos para a drenagem da água da terra.

O que colocar dentro de um cachepot? Pensados para “esconder” o vaso da planta, você pode colocar qualquer espécie envasada em um cachepot, você pode ter um cachepot para orquídeas, que têm vasos menores, ou para planta que crescem bastante, uma Espada de São Jorge, por exemplo.

O enfeite é perfeito para decorar chá de bebê ou de fralda, e pode ser usado como centro de mesa. Entre as ideias para usar o item como parte da decoração da festa, uma ideia incrível é usar cachepot personalizado, como mostra esta proposta.

Basta colocar o vasinho mais simples dentro de um belo cachepot e dar aquele “up” na decoração. Além de ocultar vasos, o cachepot, ainda evita que móveis estraguem com a rega das plantas. Diferente dos vasos, eles não possuem furos embaixo, sendo assim, a água não escapa.

Escolha o Cachepô pelo Diâmetro do Vaso de Flor
O cachepô não pode ser menor que o vasinho, assim como não deve ser muito maior para que a plantinha não fique escondida. Para acertar na escolha do tamanho, verifique o diâmetro do cachepô e o compare com essa mesma medida do vaso de flor.

A diferença entre vaso e cachepô
Um cachepô quase sempre é mais bonito que o vaso (apesar de existirem vasos lindíssimos), mas a diferença principal entre os dois é: o furo. Vasos possuem furo por onde o excesso da água das regas escoa. Já o cachepô, por não ter furos, não permite que a água saia.

1 unidade: Cachepô 90: 131x131x90mm - CXLXA. 1 unidade: Cachepô 110: 155x155x107mm - CXLXA. 1 unidade: Cachepô 130: 179x179x32mm - CXLXA. 1 unidade: Cachepô 150: 211x211x149mm - CXLXA.

Um belo vaso ou recipiente para armazenar outro vaso com beleza inferior. Em português, usamos 'cachepot', ou o abrasileirado cachepô. Os cachepôs são objetos com inúmeras utilidades, modelos, cores e tamanhos diferentes.

Assim, existem algumas soluções que podem ser tomadas. Uma delas é utilizar o vaso duplo, também conhecido como cachepot. Nada mais é do que um revestimento decorativo, ou seja, você planta em um recipiente com furo e depois insere ele dentro desse outro vaso que deixará o visual muito mais bonito.

Os mais clássicos são as travessas, fruteiras e cestas, mas você pode também usar vasos de flores, velas e outros enfeites, sobretudo se estivermos falando de uma mesa mais neutra, como a mesa de madeira.

Sua estrutura é utilizada para decorar, esconder, proteger, guardar objetos e vasos de plantas. Disponível em diferentes formatos e tamanhos, o cachepot de vidro traz um toque especial para a decoração do ambiente.

Como regar
A maneira correcta de o fazer é retirar o vaso da planta do cachepot, regar a planta, deixar o excesso de água escorrer e depois voltar a colocar a planta no cachepot. Se a água que escorre se acumula no fundo cachepot e as raízes da orquídea entram em contacto com essa água, as raízes podem apodrecer.

Os vasos sem furos podem reter mais água e com isso acabar prejudicando as raízes das plantas, que podem acabar encharcadas e apodrecendo. No entanto, se você achou um vaso maravilhoso e não sabe como colocar a plantinha nele sem que ela acabe estragando, pode ficar despreocupado, é possível plantar em vasos sem furos.

Utilize pequenos cacos de telhas, argila expandida ou brita e faça uma camada no fundo do vaso, preenchendo toda a circunferência. Observe atentamente se esses elementos não estão tapando os furos e obstruindo a passagem da água.

Jarros, travessas, velas, castiçais, bolachas de madeira e vasos podem se transformar facilmente em belos centro de mesa de jantar, tudo depende da proposta de decoração que você deseja para o seu ambiente.

Invista nos detalhes: Velas, um caminho de centro, pedras e até mesmo flores artificiais e folhas espalhadas pela toalha de mesa podem levar um ar de leveza ou um clima tropical para o jantar. Você também pode usar esses detalhes nas mesas para cozinha.

O que Usar por Cima da Mesa de Vidro
Você pode para momentos de refeições colocar jogos americanos, guardanapos e toalhas de mesa. Em outros momentos, ficam ótimos arranjos florais em vasos de porcelana para decorar a mesa de vidro.

Em geral, recomenda-se que a mesa de centro fique abaixo da linha do sofá. O ideal é que ela tenha entre 30 e 40 centímetros de altura, sendo menor que os sofás. Mas isso varia de acordo com o gosto dos moradores e também a altura dos outros móveis do ambiente.

Mas se ainda assim você quiser proteger este móvel da sala no dia a dia, pode aplicar sobre a superfície superior uma folha de plástico transparente adesiva especial. E para as horas de refeição, use toalhas, jogo americano ou sousplats.