O que é cabala e para que serve?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Cabala é um método esotérico que engloba um conjunto de ensinamentos relacionados com Deus, o universo, o homem, a criação do mundo, a vida e a morte. É uma mística esotérica judia que se fundamenta na revelação de Deus a Adão e a Moisés.

Segundo ele, a partir dos ensinamentos cabalísticos é possível encarar problemas como oportunidades de crescimento e iluminação. "Com a cabala, deixamos de enxergar os desafios como punições e passamos a encará-los como caminhos para a evolução", afirma.

Ou seja, os cabalistas também segue à risca os mesmos mandamentos do Velho Testamento (Torá) que rege a vida de todos os judeus. E, aliado a isso, são mais livres para interpretar os estudos mais antigos.

Cabala é um método esotérico que engloba um conjunto de ensinamentos relacionados com Deus, o universo, o homem, a criação do mundo, a vida e a morte. É uma mística esotérica judia que se fundamenta na revelação de Deus a Adão e a Moisés.

Os cabalistas também interpretam a Torá utilizando a numerologia judaica, chamada guimátria. Seu princípio é, basicamente, atribuir um valor numérico para cada uma das 22 letras do hebraico. É fazendo as contas (veja abaixo), surgem os significados ocultos que expandem os ensinamentos do livro sagrado.

A Cabala do dinheiro é uma análise sobre nossa relação espiritual com os bens materiais e as finanças. As questões do bolso (Kissó) dizem muito sobre os valores e crenças que nos guiam. Nilton Bonder sintetiza a antiga visão rabínica que acreditava ser a Natureza bem mais violenta e cruel que o Mercado.

Segredos da Cabala do Ocidente por excelência, está intimamente ligada ao judaísmo e até mesmo às raízes do cristianismo. Seus estudiosos acreditam que os conhecimentos da Cabala foram transmitidos pelo próprio Deus e inseridos, de forma cifrada, dentro da Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia.

pensar no outro se preocupar pelo outro é mal outro focar. no outro então ao mesmo tempo que quem está se sentindo aqui é você o foco total do amor é o outro. você não encontra esse nenhum outro caso e por isso o amor ela é tão Poderoso.

Pesquisamos em várias livrarias de todo o país e chegamos à conclusão de que a loja mais recomendada para a compra do livro Cabala é da loja da Amazon.

Meditação e Cabalá demonstra claramente como muitas técnicas meditativas consideradas hoje avançadas já eram usadas pelos antigos cabalistas judeus. A obra as apresenta detalhadamente e explora seu desenvolvimento com rara profundidade. A Cabalá está dividida em 3 áreas distintas: a teórica, a meditativa e a mágica.

Isaac Luria

Isaac Luria (séc. XVI) é considerado o fundador da cabala contemporânea. A cabala luriânica se popularizou sob a forma de judaísmo hassídico a partir do século XVIII.

A Árvore da Vida também é dividida em três colunas. A da esquerda é conhecida como pilar da severidade, é o pilar feminino; a da direita é o pilar da misericórdia, é o pilar masculino; e o pilar central é o pilar do equilíbrio, contrastando as emanações dos pilares direito e esquerdo.

Como fazer a conta
Você deve reduzir o valor de seu nome a um número de um único dígito, que vai de 1 a 9. Então, vamos supor que o resultado do seu cálculo deu 15. Você deverá então somar o 1 com o 5 e seu número na Cabala será 6. Então você poderá conferir qual a energia do nome.

Javé

Crenças. Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas.

Cabalá é um aspecto da Torá, e Torá significa “orientação” ou “instruções”. Tudo na Cabalá é para ser uma instrução na vida. Estudamos Cabalá não apenas para atingir um ponto alto, mas porque precisamos de sua inspiração na vida cotidiana, e porque nos fornece direção e orientação prática.

A oração diz: “São Cipriano, meu santo protetor, pelo poder do universo eu te peço que atraiam para minha vida, prosperidade, riqueza e sorte. Eu confio em sua proteção e agradeço pela bênção da abundância. Amém”.

Os judeus acreditam que o conhecimento do passado sempre pode ser aperfeiçoado e melhorado. Não há nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha divina. Só o óbvio: culto à educação. Todo judeu dá importância máxima à educação de qualidade, pois, para eles, o conhecimento é a base para a prosperidade.

Isso porque o Talmud e a Cabalá nos ensinam que o casamento não é apenas uma união entre dois indivíduos. É a reunião de duas metades compatíveis. Um casal compartilha a mesma alma que, no nascimento, se divide em duas metades incompletas. Com o casamento, elas se reúnem e se tornam, mais uma vez, completas.

Na tradição judaica, o namoro não existe com fins de entretenimento. Ele é reservado para homens e mulheres que estão, verdadeiramente, procurando sua alma gêmea. E estamos falando de um “namoro” bem diferente dos que vemos por aí.

O casamento é um dos alicerces do judaísmo. O primeiro mandamento da Torá diz que um homem e uma mulher devem casar-se e constituir família – para “crescer e multiplicar-se”. Todos os seres humanos anseiam por amor – querem amar e ser amados – e sonham em encontrar sua “cara-metade” e viver “felizes para sempre”.

A cabala tem as respostas para todas essas perguntas e muito mais. Ela nos permite não somente ter uma melhor compreensão de nossa existência, mas também nos ajuda em nossa transformação pessoal, através de várias ferramentas disponíveis.