O que é C7M no violão?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Vamos tomar como exemplo o acorde C7M. Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M.

A sétima menor é a nota que está 1 tom abaixo da tônica. Continuando com o acorde de C como exemplo, a tônica de C (dó maior) é o próprio dó. Para encontrar a sétima menor é só diminuir um tom de dó. Quando diminuimos um tom de dó chegamos no sib.

Maj do inglês, major, quer dizer maior. abaixo do acorde, ou seja, a nota si será a sétima maior. Veja o Cmaj7 no teclado: Outra forma de cifrar a sétima maior é com o número sete acompanhado do símbolo de mais, assim: 7+.

Então temos as seguintes notas: Sol, Si, Sol e Fá, certo? Essa é a formação do acorde Sol Maior com sétima violão (G7).

dó – mi – sol – sib
A cifra desse acorde é C7 (dó com sétima).

Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa.

Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL. Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Dó Maior com Sétima Maior (C7M) - Violão.

Os produtos orgânicos, na linguagem do dia a dia, se referem àqueles produzidos sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos.

Agora falaremos sobre os Acordes com 4ª, que também podem ser chamados de Acordes Suspensos. Esses acordes não possuem a 3ª, sendo essa nota substituída pela 4ª. Sol - Quinta Justa. Quando incluímos a 4ª no acorde, essa nota entra no lugar da 3ª.

Acorde de Dó com nona (C9) simplificado.

Vamos à prática, para o acorde de Sol menor (Gm): A escala de sol menor é: Sol – Lá – Si bemol – Dó – Ré – Mi bemol – Fá – Sol …e assim continuamos…

Uma alternativa para fazer o Fá Maior sem pestana é colocar a sétima maior no acorde, aí temos o F7M (Fá Maior com sétima maior). Este acorde pode substituir o F em muitos casos.

O acorde de Fá maior é formado pela tríade F – A – C (Fá, Lá e Dó), ou seja, a primeira, a terceira e a quinta notas da escala de Fá maior.

Números nas Cifras
Por exemplo: Cm6 = Dó menor com sexta; A7 = Lá maior com sétima (menor);

Ex.: G/B = “Sol com baixo em Si”, ou “Sol com Si”, apenas.

3° Passo – Como ler a letra de uma música cifrada
Os acordes eles são posicionados em cima das palavras, mais precisamente em cima das sílabas e quando nós estivermos cantando a sílaba em que a cifra se encontra, nós devemos tocar o acorde ou mudar de acorde.

Coluna cervical (pescoço)
A coluna cervical localiza-se na parte alta, e é composta por sete vértebras, denominadas: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim sucessivamente, C4, C5, C6 e C7.