O que é C2C e exemplos?

Perguntado por: aaparicio8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O Consumer to Consumer (C2C) é a modalidade do comércio eletrônico na qual as compras e vendas são feitas entre consumidores por meio de páginas específicas da internet. Ou seja, uma pessoa física decide colocar algum artigo à venda, e outra opta por comprar fora de uma loja (física ou virtual) convencional.

Exemplos: venda de produtos ou serviços para prefeitura, Estado, Secretaria Municipal e etc. E-commerce citizen to government (C2G) – Esse modelo corresponde a relação entre o comércio eletrônico entre pessoas e administrações públicas. Algumas áreas que podem atuar são: saúde, impostos, educação e segurança social.

O que é C2C
Diferentemente do B2B e B2C, que são bastante comuns tanto em ambientes offline quanto online, o consumer to consumer (C2C) é uma referência ao e-commerce que se desenvolve entre usuários pessoa física da internet.

Um marketplace C2C é aquele em que as transações acontecem de consumidor para consumidor. Assim, é como se praticamente qualquer pessoa pudesse empreender nessas plataformas e ganhar uma renda extra.

B2C é o termo utilizado para o modelo de negócio em que uma empresa vende seu produto ou serviço para o consumidor final – ou seja, o cliente é a pessoa física. A sigla B2C quer dizer Business to Consumer, ou “da empresa para o consumidor”, em tradução livre do inglês.

Em tradução livre do inglê para o português, podemos considerar o seguinte: B2B (business to business) seria “empresa para empresa”; B2C (business to consumer) seria “empresa para consumidor”, C2C (consumer to consumer) seria “consumidor para consumidor”, B2G (business to government) “empresa para governo” e B2E ( ...

Basta observar os principais exemplos do mercado B2C no Brasil. Em geral, são empresas que entendem a dor dos seus consumidores e que oferecem produtos para suprir suas necessidades e desejos. Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Shopee são os principais e-commerces por aqui.

O que é B2C? É aí que entra o B2C, que vem do inglês “Business to Consumer”, que significa “negócios para consumidores”. Aqui, as vendas são direcionadas para pessoas físicas, ao contrário do B2B, que foca fechar acordos com pessoas jurídicas.

B2B é a sigla para Business to Business, ou empresa para empresa, que representa os negócios realizados entre pessoas jurídicas. Esse modelo de negócio abrange, por exemplo, indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que vendem para fabricantes e importadores que vendem para revendas.

G2G – Got to go
Esta sigla tem o significado de “tenho que ir”.

B2C: business to consumer, isto é, empresas que vendem produtos ou serviços ao consumidor final; D2C: direct to consumer, o que representa negócios como indústrias, importadoras ou distribuidores que também vendem mercadorias ao consumidor final.

A diferença entre B2B e B2C está nos clientes que cada tipo de negócio foca. Enquanto o B2B tem como público as empresas, o B2C tem o cliente final como público-alvo.

Um desses modelos cada vez mais utilizado é o B2E (Business to Employee), que significa a venda de um produto ou serviço para um cliente final que, necessariamente, seja colaborador ou funcionário da própria empresa.

Sendo assim, o Consumer to Business (consumidor para empresa) é uma maneira de comércio no qual um indivíduo disponibiliza seu produto ou serviço para uma empresa comprar. Visto isso, essa situação geralmente acontece por plataformas online, sendo muito mais recorrente por meio dos e-commerces.

Segundo a pesquisa da Conversion que citamos acima, na lista dos 5 melhores marketplaces para vender no Brasil estão:

  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • Amazon;
  • Americanas.com;
  • Magalu.

E-commerce é uma loja online própria, exclusiva da sua marca. Já o marketplace, funciona como um shopping virtual, onde várias lojas vendem produtos no mesmo lugar.

Para começar, uma plataforma de marketplace é uma espécie de shopping center, só que na internet. Lá, você vai encontrar diversos lojistas com produtos ou serviços variados em um único espaço, ou site. Entre as principais estão Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon e Americanas.

Um exemplo B2B são agências que prestam serviço para outras companhias. Já os negócios B2C podem ser e-commerces, supermercados, lojas de roupas, dentre tantos outros.