O que é burocracia gíria?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
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[Pejorativo] Qualquer tipo de sistema que se define pela falta de eficiência, pela lentidão na resolução de questões ou pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo: a burocracia é o atraso da minha vida!

O termo “burocracia” é, quase imediatamente, associado à ideia de ineficiência ou demora. Ele nos remete, em geral, a algo incômodo – como, por exemplo, o excesso de papelada que precisamos providenciar quando desejamos abrir uma empresa.

Excesso de trâmites administrativos: 2 papelada, papelório, documentos, papelocracia.

A burocracia atrapalha os negócios e inferniza a vida dos cidadãos. Incompetente, ine- ficiente, irracional, morosa, corrupta, não democrática.

O Brasil é um país muito burocrático. As mais diversas atividades —desde tirar uma carteira de motorista até reconhecer um título de doutorado obtido no exterior— envolvem uma quantidade nada trivial de tempo e recursos. A proliferação de cartórios é um sintoma da prevalência da burocracia.

O contrário de burocracia seria, então, desordem.

A palavra burocracia tem sua origem a partir do francês bureau (escritório) e do grego kratia (po- der). De acordo com a análise de Max Weber, a burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um gran- de número de indivíduos, cada qual detendo de uma função especializada.

O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) argumentou que a burocracia constitui a maneira mais eficiente e racional pela qual a atividade humana pode ser organizada e que processos sistemáticos e hierarquias organizadas são necessários para manter a ordem, maximizar a eficiência e eliminar o favoritismo.

Chamamos de burocracia o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos. No entanto, para a sociologia, esse termo tem um sentido especial. Desde que passou a ser usado por Max Weber (1864-1920), designa um modelo específico de organização administrativa.

De acordo com o dicionário Michaelis, um dos significados de burocracia é “administração com excessos de formalidades”. Nesse caso, podemos considerar todo e qualquer tipo de estrutura e rotina procedimental como uma prática burocrática.

Weber agrupa em três categorias as características da burocracia que compõem o seu tipo ideal: – formalidade; – impessoalidade; – profissionalismo.

Vantagens da burocracia (Weber):
Uniformidade de rotinas e procedimentos; Redução do atrito entre as pessoas; Confiabilidade; Benefícios para as pessoas na organização.

A burocracia é fundamental para a sobrevivencia da empresa. Mas até que ponto vai esse controle, quando a burocracia passa a ser burocratismo? Burocratismo é quando há o excesso de burocracia de forma que venha prejudicar o fluxo normal do processo.

Além do aumento de despesa, o excesso da burocracia no Brasil resulta em estímulo à corrupção, desestímulo aos negócios, afeta o dia a dia dos brasileiros e é um dos principais entraves ao crescimento econômico do País.

Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional é que surgem as consequências imprevistas da burocracia. Excesso de formalidade, despersonalização, inflexibilidade, rigidez, lentidão, autoritarismo, baixo desempenho e ineficiência é a própria burocracia no sentido do senso comum.

Como consequência das disfunções burocráticas, inúmeros recursos são desperdiçados. Não apenas dinheiro, mas matéria-prima e tempo escoam pelo ralo conforme os processos se tornam cada vez mais "pesados". A capacidade produtiva é impactada e, claro, a produção de riquezas também.

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.