O que é Bulboduodenite?

Perguntado por: umata2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Bulboduodenite - É a presença de inflamação no bulbo duodenal. Geralmente, como na gastrite, pode ser classificada, endoscopicamente como enantemática (ou enantematosa, quando a mucosa está avermelhada) ou erosiva (quando há feridas superficiais).

O termo gastrite não quer dizer úlcera ou câncer, é uma simples inflamação da mucosa gástrica, é muito comum e pode ter várias causas. Quando a inflamação atinge o duodeno, chamamos de duodenite ou bulboduodenite e o termo pangastrite refere-se à inflamação de todo o estômago.

ALIMENTOS PERMITIDOS:
legumes e verduras - cozidos (em pedaços ou sob a forma de purês). Evitar os de consistência muito dura. frutas - sempre sem a casca e as de consistência muito dura, utilizá-las cozidas. biscoitos - evitar os recheados e com cobertura ; preferir os biscoitos de água e sal, maizena, de água.

A bulboduodenite geralmente é causada pela infecção pelo Helicobacter pylori ou pelo uso de medicamentos antiinflamatórios não esteroidais. C Cárdia - É a porção do estômago onde ocorre a transição com o esôfago.

O que causa? Quando há um excesso de secreções do estômago, ou quando somos acometidos por infecções, podemos ter uma duodenite, que é a inflamação do órgão.

Procure um gastroenterologista para melhor avaliação!

Secções do duodeno
A primeira delas é conhecida como região superior do duodeno, possui a região proximal alargada, conhecido como bulbo duodenal, e é ligada diretamente ao piloro, a última porção do estômago, essa secção intestinal é a única porção do duodeno que se localiza dentro do peritônio.

A gastrite enantematosa tem cura e seu tratamento envolve o uso de medicamentos para controlar a acidez do estômago. Se durante o exame for detectada a presença da bactéria H. pylori no estômago do paciente, é necessário fazer o uso de medicamentos antibióticos para que as bactérias sejam eliminadas.

A gastrite surge quando esse revestimento fica inflamado, seja por alguma infecção, uso de medicamentos ou por substâncias agressoras, como o cigarro ou álcool. A duodenite é um processo semelhante, Porém, em vez da inflamação ocorrer na parede do estômago, ela ocorre no epitélio do duodeno.

O duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas).

A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica. Com isso, é possível identificar bactérias, inflamações, células cancerígenas ou outras doenças.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

De acordo com a nutricionista, chás claros (hortelã, erva-doce e camomila) são bem-vindos. Além disso, é possível preparar um suco de fruta, desde que não seja ácido. Caso você queira investir em uma bebida que ofereça mais energia, vale testar receitas de vitaminas com aveia, chia, linhaça e água de coco, por exemplo.

O que é ocâncer do duodeno e intestino delgado
O duodeno representa a primeira porção do intestino delgado. O câncer do intestino delgado é menos comum do que a maioria dos outros tipos de câncer do aparelho digestivo.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Gastrite e Duodenite
São eles o uso crônico de anti-inflamatórios (como Aspirina® e Ibuprofeno®) e a bactéria Helicobacter pylori, que está presente em cerca de 50% da população, mas agride indivíduos suscetíveis.

Como se pega Helicobacter pylori? A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas. As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

bul·bi·te te. [ Medicina ] Inflamação do bulbo, geralmente do bulbo do duodeno.