O que é bronzina de biela?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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As bronzinas de biela estabelecem a ligação entre a biela e o virabrequim. Pode distinguir-se entre as bronzinas que ficam do lado da haste e as que se encontram do lado da tampa, sendo que as bronzinas do lado da haste são submetidas a um esforço claramente maior do que as do lado da tampa.

Porém, a causa mais comum de falhas na biela é a falta de lubrificação, que pode acontecer por diversos motivos. O mais frequente é a quebra do filme de óleo, que fica entre o munhão do virabrequim e a bronzina. O tempo de uso da peça também pode ser responsável por falhas.

A Bronzina é um tipo de mancal, também designada por capa, bucha ou casquilho, é utilizado para reduzir o atrito e servir de apoio e guia para peças giratórias, deslizantes ou oscilantes de um conjunto mecânico (por exemplo um motor), sejam estas eixos ou rodas sobre eixos, como virabrequim, bielas e comandos de ...

Como saber se a bronzina está funcionando bem? Uma bronzina danificada ou mal instalada pode gerar falhas contínuas no motor, além de ruídos provocados pela movimentação das peças mal encaixadas, aumento da temperatura e outros desgastes.

Montada nos pinos do virabrequim, as bronzinas ou casquilhos, como também é chamada, possui uma parte exterior bastante sólida e resistente, conseguindo apoiar todas as para aguentar o atrito e até dissipar o calor gerado por fricção, o que evita o superaquecimento.

Nas bronzinas o desgaste é causado pelo contato metálico em virtude do atrito misto entre as bronzinas e as pontas de eixo. Isto ocorre por exemplo em cada partida e parada do motor. As bronzinas utilizadas agem na faixa de atrito misto entre a parada e a velocidade de rotação de desacoplamento do eixo.

KS Kolbenschmidt é uma das melhores marcas em componentes eleita por reparadores de todo o Brasil. Nova Odessa, 21 de Fevereiro de 2019. Fabricante, que fornece para as principais montadoras no mundo, foi classificada entre os melhores produtos em anéis de pistão, bronzina e pistões de motor.

Excesso de barulhos de metal com metal; Alto consumo do óleo lubrificante; Aumento no consumo de combustível; Superaquecimento do motor.

São diversas as possíveis causas de desgaste na biela, entre elas: motor desregulado, andando fora do ponto ideal; gasolina de qualidade ruim; não trocar óleo dentro do prazo correto, ou mesmo colocar um óleo de tipo inadequado, ou de qualidade ruim; rodar com o motor fora do giro ideal; uma troca de peça, como ...

A parte superior da biela, chamada de pé, fica fixada ao pistão, por meio de um pino que permite a peça oscilar lateralmente, enquanto a peça se movimenta para cima e para baixo. A parte inferior da biela, a cabeça, fica conectada ao virabrequim, transferindo para o mesmo um movimento circular.

A biela tem o papel fundamental de conectar o pistão ao virabrequim, sendo assim responsável por iniciar o movimento rotativo contínuo no motor. Essa peça exige cuidados redobrados pois, caso tenha uma falha, isso pode resultar no empenamento da mesma ou até mesmo em uma quebra no bloco do motor.

Geralmente, é causado por um ajuste incorreto entre as peças dos componentes, como rolamentos e sua carcaça, um casquilho solto em sua tampa, folga excessiva entre um rolamento e sua luva ou um rotor solto em um eixo.

Qualquer dispositivo cuja função seja a de apoiar um eixo recebe o nome de mancal. Esse componente deve receber as cargas do movimento vertical que as bielas fazem sobre o virabrequim e permitir que o referido eixo se movimente com o menor nível possível de atrito.

Podem ser: ajustes incorretos da máquina, do eixo e da caixa de mancal; assento defeituoso do rolamento; desalinhamento; método de montagem inapropriado; excesso de tensão elétrica; manuseio e armazenagem irregulares; etc.

"Esse tipo de barulho aparece porque as bronzinas estão com folga e batem contra os colos dos mancais e das bielas; aí não tem jeito, o resultado é a rajada", explica Cesar Alves, da Sady Retífica de Motores.

Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor

  1. Alto consumo de óleo e combustível. ...
  2. Fumaça branca constante no escapamento. ...
  3. Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) ...
  4. Presença de ruídos no motor.

O casquilho, conhecido também como bronzina, é uma bucha que reveste os mancais fixos e móveis dos motores de combustão, ele também é encontrado em outras partes do motor ou até em outros equipamentos. O seu design normalmente é bi-partido, para facilitar a montagem e eventual manutenção ou inspeção.

O Plastic Gauge é um fina fita plástica calibrada. Com ela é possível verificar a folga da bronzina bem como medidas da fenda. A fita é usada em locais de rolamentos da biela ou do virabrequim, nos quais não é possível realizar uma rápida medição com um micrômetro.

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