O que é broncopneumonia infantil?

Perguntado por: dmorais . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.

O tratamento para broncopneumonia deve ser orientado por um clinico ou um pneumologista e, normalmente, dura até 14 dias, devendo ser feito com remédios antibióticos receitados pelo médico, como Ceftriaxona e Azitromicina, por exemplo.

A infecção provoca inflamação dos alvéolos pulmonares, fazendo com que eles se encham de pus ou líquido. A broncopneumonia afeta os pulmões e brônquios. Pode ser leve ou grave, sendo que a broncopneumonia viral costuma ser menos grave. A pneumonia bacteriana deve ser tratada com antibióticos.

O tratamento da broncopneumonia pode envolver o uso de medicamentos variados, que vão desde anti-inflamatórios para aliviar a inflamação ou mesmo antibióticos para tratar a condição, caso a condição seja causada por uma bactéria.

O tratamento pode demorar até 21 dias e durante esse período é aconselhado ir ao hospital apenas se os sintomas piorarem ou se não melhorarem após 5 a 7 dias, principalmente a febre e o cansaço.

As principais formas de prevenção são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.

Principais sintomas
Sensação ligeira de falta de ar; Febre acima de 37,8ºC; Perda de apetite; Cansaço excessivo e mal-estar geral sem razão aparente.

Prevenção: As principais formas de prevenir a doença são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar.

Qual a diferença entre pneumonia e broncopneumonia? Cada pulmão é dividido em lobos pulmonares: há três do lado direito, que é maior, e dois do lado esquerdo. Na pneumonia, a infecção acomete um ou mais lobos do pulmão. Já na broncopneumonia, há diversos pedacinhos do pulmão infectados ao mesmo tempo.

O paciente tem menos de 1 ano. Pela curta idade do paciente, menos de 1ano, ambos quadros de infecção pulmonar são considerados graves.

Como prescrever os principais antibióticos para Pneumonia!

  1. Beta-lactâmicos. 1.1. Amoxocilina. 1.2. Ampicilina. 1.3. Cefalosporina de 3ª geração.
  2. Macrolídeos. 2.1. Azitromicina. 2.2. Claritromicina.
  3. Quinolona Respiratória. 3.1. Levofloxacino.
  4. Confira o vídeo: 4.1. Posts relacionados:

De acordo com a Dra. Denise Eri Onodera Vieira, pneumologista, as causas da broncopneumonia são infecções por vírus, bactéria ou fungo. “Esses microorganismos causam inflamação que se estende pelos pulmões, podendo comprometê-lo em toda sua extensão”, explica.

Pertencente ao gênero Pneumovirus, o patógeno, que também atinge adultos, provoca problemas nas vias respiratórias. A bronquiolite acontece quando os bronquíolos terminais — ramificações mais finas e responsáveis por conduzir o ar para dentro dos pulmões — são afetados.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.