O que é broncoespasmo é perigoso?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Broncoespasmo é uma condição clínica em que se observa um aumento repentino do tônus da musculatura lisa que forma os brônquios. Faz com que uma menor quantidade de ar chegue até os pulmões. É uma condição clínica grave e pode ser fatal.

O sibilo ou chiado no peito é um dos principais sintomas do broncoespasmo. O indivíduo com broncoespasmo pode apresentar ainda falta de ar, dor no peito, tosse e até mesmo tontura e fraqueza. Além disso, nesses indivíduos observa-se que o tempo expiratório é prolongado e há uma queda na saturação de pulso de oxigênio.

Brometo de Ipratrópio União Química 0,25mg/mL, caixa com 1 frasco com 20mL de solução para inalação.

Osbetabloqueadores de primeira geração como o propranolol também podem levar a broncoespasmos. Já o uso dos Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA), a exemplo do captopril, utilizados no tratamento da hipertensão e insuficiência cardíaca, tem como efeito comum e persistente a tosse não produtiva.

Não existe diferença, ambos são a mesma coisa. Este episódio, geralmente, leva a uma crise de falta de ar que pode ser fatal se não tratada adequadamente e a tempo”, informa o pneumologista Mauro Gomes. Além da falta de ar, outros sintomas importantes relacionados são: tosse, chiado e sensação de aperto no peito.

São estabelecidos 2 níveis: quadros leves e moderados ou quadros severos ou muito prolongados.

Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

Tratamento da bronquite
Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.

A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.

A ausculta pulmonar com sibilos sugere broncoespasmo, e a redução do murmúrio vesicular, obstrução grave. O laringoespasmo resulta do fechamento exacerbado da glote, impedindo totalmente a ventilação. Por este motivo, o laringoespasmo é uma das complicações respiratórias mais preocupantes.

Aerolin® xarope é indicado para o alívio do broncoespasmo na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e enfisema. Aerolin® xarope é a terapia oral adequada para as crianças, ou os adultos que preferem medicamentos líquidos.

O tratamento de primeira escolha nas crises de broncoespasmo é a utilização dos beta-2 agonistas. Na maioria dos serviços de atendimento emergencial a crise asmática aguda é tratada através da nebulização com fármaco.

Corticoide Oral: (Prednisona 40-60mg em adultos e 1-2mg/kg até 40mg/dia em crianças): administração oral de corticoide é tão efetiva quanto a intravenosa, além de ser mais rápida, menos invasiva e mais barato. Ela deve ser a via de escolha em casos leves e em casos graves quando a criança consegue deglutir.

Analgésicos e anti-inflamatórios
Entretanto, nesses casos, o ibuprofeno e qualquer anti-inflamatório não esteróide, como aspirina, naproxeno e nimesulida, não devem ser tomados de rotina porque inclusive podem agravar os sintomas da asma em alguns pacientes.

Entenda o que é o broncoespasmo
Um espasmo é uma contração muscular involuntária que, quando ocorre na musculatura dos brônquios, no pulmão, é chamada de broncoespasmo.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.