O que é bronco espasmo?

Perguntado por: uteles6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Broncoespasmo é uma condição clínica caracterizada pela contração repentina da musculatura dos brônquios associada à obstrução do fluxo aéreo. Trata-se de uma das manifestações clínicas características de doenças como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.

O broncoespasmo também pode ser definido como uma contração das vias áreas pequenas e em alguns casos, podem ocorrer tontura e fraqueza. A falta de ar que pode vir associada a um chiado, uma pequena dor no peito e tosse, pode ser muito desconfortável. É muito importante buscar ajuda médica para aliviar esses sintomas.

Todos os casos de broncoespasmo e de falta de ar devem ser avaliados imediatamente por um médico, de preferência em uma sala de emergência, segundo Sienra. O tratamento é feito com o uso de medicamentos broncodilatadores inalatórios ou por via subcutânea, caso seja necessário.

O exame de espirometria na asma pode fornecer valiosas informações no diagnóstico dessa doença respiratória. Também chamado de prova de função pulmonar, o teste indica a partir de seus resultados qual deve ser a conduta médica no tratamento ao paciente.

Sulfato de Salbutamol Glenmark 100mcg/dose, caixa com 1 frasco com 19mL (200 doses) de suspensão de uso inalatória oral + dispositivo inalatório.

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

São estabelecidos 2 níveis: quadros leves e moderados ou quadros severos ou muito prolongados.

Recomendações para ventilação mecânica
Para isso, é necessário colocar um volume corrente relativamente baixo de 6 a 8 ml/kg, pois o volume muito alto aumentaria muito o tempo inspiratório e diminuiria o tempo expiratório, causando o air trapping. E uma frequência respiratória em torno de 8 a 12 incursões por minuto.

Osbetabloqueadores de primeira geração como o propranolol também podem levar a broncoespasmos. Já o uso dos Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA), a exemplo do captopril, utilizados no tratamento da hipertensão e insuficiência cardíaca, tem como efeito comum e persistente a tosse não produtiva.

Aerolin® spray é indicado para o controle e prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outras condições nas quais possa ocorrer obstrução reversível das vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema.

A ausculta pulmonar com sibilos sugere broncoespasmo, e a redução do murmúrio vesicular, obstrução grave. O laringoespasmo resulta do fechamento exacerbado da glote, impedindo totalmente a ventilação. Por este motivo, o laringoespasmo é uma das complicações respiratórias mais preocupantes.

Comprimido / Xarope
Sulfato de Salbutamol é um agonista beta2-adrenérgico seletivo indicado para o tratamento ou prevenção do broncoespasmo.

A broncopneumonia pode ser causada por conta de um vírus, um fungo ou mesmo uma bactéria que afete os pulmões, causando uma inflamação que aumenta até que a broncopneumonia se instale no órgão inteiro.

O broncoespasmo pode ser consequência da doença mal controlada, exigindo uma maior intensidade de tratamento profilático, por exemplo com a utilização de corticosteroides inalados. Já aquelas que não possuem o diagnóstico de broncoespasmo induzido por exercício, podem e devem realizar livremente atividades físicas.

Asma ou bronquite: quais são as diferenças? As diferenças entre asma e bronquite aguda é que na asma ocorre um quadro constante, alternando entre períodos de melhora e de crises. Na bronquite aguda, trata-se de um quadro isolado, cujo principal sintoma é a tosse seca (sem catarro).

Falta de ar, tosse, chiado no peito e dificuldade respiratória são alguns dos sintomas de bronquite asmática, muito notados principalmente durante as crises. Nesses eventos, a reação alérgica é extremamente incômoda e é importante tomar os devidos cuidados para não correr o risco de sofrer complicações.

Continuar lendo O que é espasmo no AVC?