O que é brócolis E o que é couve-flor?

Perguntado por: lbeiramar7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Eles são da mesma família: um tem uma cor mais viva, enquanto o outro é um pouco mais pálido, mas nem por isso deixa de ser saudável. Estamos falando dos brócolis e da couve-flor, dois vegetais que acrescentam nutrição e sabor aos pratos.

Brócolis e couve-flor estimulam gene com função anticancerígena. “Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena.

Facilmente reconhecível por conter uma exuberante inflorescência formada por botões florais, encontrados em tons de branco, laranja, verde e roxo, rodeados por folhas grossas de coloração verde-acinzentada, a couve-flor assim como o brócolis, já fazia parte dos alimentos consumidos pelos habitantes que viviam na região ...

O brócolis é uma planta herbácea que apresenta um caule ereto, uma raiz do tipo pivotante (raiz que é caracterizada pela presença de uma raiz principal de onde partem as raízes secundárias) e folhas longas, simples, com nervuras pouco salientes e sem tricomas (glabras).

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

O brócolis, por exemplo, contém 11.1 gramas de proteínas para cada 100 calorias, enquanto a carne de vaca possui 8.0 gramas de proteínas para cada 100 calorias.

Brócolis cozido ou cru? Proporciona maiores benefícios à saúde quando ingerido cru. Um estudo descobriu que os níveis sanguíneos do composto sulforafano, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer, foram cerca de 30% mais altos nos indivíduos quando eles comeram brócolis cru em comparação ao cozido.

É rica em vitaminas e minerais
Isso pode gerar uma carência que acaba sendo compensada com polivitamínicos. Comer regularmente couve-flor é uma maneira simples de obter esses nutrientes tão necessários para seu corpo.

Couve-flor gratinada, arroz de couve-flor, couve flor refogada ou couve-flor na manteiga. A boa notícia é que opções não faltam na hora de inserir mais desse alimento na sua rotina. Além de ser a estrela do prato, ela pode ser consumida em saladas, tortas, sopas, molhos, pratos fritos e até mesmo em pizzas.

, a ingestão diária de brotos do legume significa uma proteção maior ao órgão do aparelho digestivo.

É importante prestar atenção na coloração da verdura, seja o brócolis americano ou o brócolis ramoso. Tanto um quanto outro devem estar bem verdinhos, sem partes amareladas. Partes muito escuras também são sinais de que os brócolis não estão mais tão frescos.

A couve-flor conta com diversos nutrientes dignos de um prato principal. Como ela é rica em antioxidantes (moléculas capazes de proteger as células contra radicais livres), seu consumo ajuda na redução de inflamações e melhora a imunidade.

Muito saboroso e extremamente saudável, o brócolis é um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista Renata Guirau.

Mas, há dois tipos de brócolis, de acordo com a Embrapa: o de cabeça única que é comercializado em unidades e o ramoso que é vendido em maços com talos e folhas.

Um copo de brócolis (100 g) é mais do que a necessidade diária de vitamina K de um adulto saudável. O brócolis tem um alto teor de fibras. Comer brócolis pode melhorar a função do intestino, levando à um sistema digestivo mais saudável. Além disso, ele também nos ajuda a excretar quaisquer toxinas prejudiciais.