O que é bregma e lambda?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O bregma nada mais é do que o local em que ocorre o encontro da sutura coronal com a sutura sagital. Participam deste ponto os ossos parietais e frontal. Já o lambda é o ponto de encontro da sutura lambdoide com a sutura sagital, englobando os ossos occipital e parietais.

PLAGIOCEFALIA – do grego Plagio = obliquo e cefala=cabeça – resulta da fusão unilateral prematura (a junta lateral) das suturas coronal ou lambdóide. A sutura lambdóide une o osso ocipital (osso que une a cabeça com a coluna vertebral) com os ossos parietais (ossos laterais superiores) do crânio.

O bregma e o lambda são conhecidos pontos antropométricos do crânio, isto é, relativo às dimensões da caixa craniana. O bregma nada mais é do que o local em que ocorre o encontro da sutura coronal com a sutura sagital. Participam deste ponto os ossos parietais e frontal.

O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).

Tipos de suturas

  • Sutura intradérmico simples e contínua.
  • Sutura colchoeiro simples e contínua.
  • Sutura Donnati simples e contínua.
  • Sutura de Lembert simples e contínua.
  • Sutura de Cushing.
  • Sutura com eversão.
  • Sutura de Halsted.
  • Sutura de Connel.

O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas, duas ímpares, a fontanela anterior ou bregmática e a fontanela posterior ou lambdóidea e duas pares, as fontanelas mastóidea e a esfenoidal.

Tipos de suturas
Suturas planas: a borda dos ossos que se articulam dispõem-se de forma retilínea. Por exemplo, a sutura entre os ossos nasais (sutura internasal) é uma sutura plana; Suturas escamosas: articulações que se encontram entre ossos que juntos estabelecem um encurvamento relativamente grande.

O intervalo normal de fechamento da fontanela anterior (bregma) é muito variável assim como seu tamanho. A média de fechamento é de 13,8 meses, entretanto com 3 meses de idade 1% das crianças já estarão com sua fontanela anterior fechada e sem nenhuma alteração óssea ou neurológica.

Esse osso aí é o zigomático!

O que são Fontanelas? As fontanelas são regiões da cabeça de um recém-nascido que não são envolvidas pelos ossos do crânio.

É um fio de sutura cirúrgico, sintético, estéril e não absorvível, fabricado em material composto por estereoisômero cristalino isotático de polipropileno.

Serrátil: sutura cujo aspecto é de dente de serra (exemplo: as suturas sagital e coronal). Escamosa: sutura cujas superfícies ósseas têm aspecto de escama (exemplo: sutura parietotemporal).

É um ponto que promove boa hemostasia, sendo mais utilizado quando há hemorragia subdérmica e dérmica. Reduz tensão e promove boa coaptação das bordas, evitando sua invaginação, entretanto, o resultado estético é inferior. Ponto U vertical ou Donatti.

A sutura metópica é uma das principais suturas do crânio e é a única que se fecha completamente na infância. Ela se localiza na região mediana da fronte (“testa”) do bebê, unindo os dois ossos frontais.

Fontanela anterior ou bregmática (delimitada pelos ossos frontal e parietal) - Fecha de 9 a 18 meses. Fontanela posterior ou lambdoide (delimitada pelos ossos occipital e parietal) - Fecha aos 2 meses.

Segundo Tirapelli, “existem duas fontanelas simples que estão localizadas na região central do crânio, denominadas anterior e posterior, e outros dois pares de fontanelas localizados lateralmente no crânio, denominadas lateral anterior e lateral posterior”.

O neurocrânio consiste em oito ossos. Estes incluem os dois ossos parietais, dois temporais, o frontal, o occipital, o esfenoidal e o etmóide. O osso parietal forma a maior parte do lado superior e lateral do crânio.

A sutura entre os dois parietais é a sutura sagital. O ponto de encontro entre essas duas suturas chama-se bregma.

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).