O que é BRD no coração?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Bloqueio de ramo direito ou BRD é uma anomalia que provoca atraso na condução do impulso elétrico no ventrículo direito – uma das 4 câmaras do coração. O músculo cardíaco é dividido em 4 porções (as câmaras), por onde os impulsos elétricos passam para formar cada batimento desse órgão.

Quais são as principais causas de bloqueio de ramo direito? Mesmo sendo muito comum em corações normais, o bloqueio de ramo direito pode estar relacionado a patologias como: doença de Chagas, cardiomiopatia hipertrófica, infarto agudo do miocárdio, fibrose, cor pulmonar e embolia pulmonar.

O bloqueio cardíaco de terceiro grau às vezes é chamado de bloqueio cardíaco completo ou total e é o tipo mais preocupante. Nesse ritmo, o estímulo elétrico vindo dos átrios não chega aos ventrículos e os impulsos detectados nos ventrículos são conhecidos como batimentos de escape ventricular.

Alguns tipos de bloqueio cardíaco são assintomáticos, mas outros causam fadiga, tontura e vertigem, seguidas ou não de desmaio. O bloqueio cardíaco é detectado pelo eletrocardiograma. Alguns casos requerem a implantação de um marca-passo artificial.

O principal seria o Bloqueio Atrio-Ventricular Total, conhecido pela sigla BAVT. Trata-se de uma condição clínica mais grave, que se apresenta muitas vezes com mal estar, dor no peito, tontura e desmaios.

O BRD pode ser de primeiro, segundo ou terceiro grau, que é o bloqueio completo. Para definir um bloqueio completo, devemos encontrar todos os critérios: QRS com duração maior que 120 ms (3 quadradinhos) pela lentificação da condução; V1 e V2 com padrão rsR' com R' espessada (forma de orelha de coelho);

Em pacientes com sintomas de síndrome coronariana aguda, o bloqueio do ramo esquerdo deve ser tratado como um infarto agudo do miocárdio. De modo geral, o tratamento do bloqueio de ramo envolve a implantação de um marcapasso artificial.

No bloqueio atrioventricular de primeiro grau, há um retardamento dos sinais elétricos do coração para o trajeto dos átrios (câmara superior do coração) até os ventrículos (câmara inferior do coração). Nesse grau, o bloqueio não causa qualquer sintoma e também não necessita de nenhum tipo de tratamento.

Pode sim . Sem problemas . Mas não deixe de pegar o atestado com seu cardiologista.

O bloqueio de ramo direito (BRD), e também o esquerdo, pode acontecer em três graus: Primeiro grau, primeiramente, é caracterizado por um atraso de condução ; Segundo grau, entretanto, pela intermitência no bloqueio; Terceiro grau significa que o estímulo não consegue mais ativar aquela área pelo caminho normal.

Não se pode afirmar que o bloqueio de ramo esquerdo tem cura, pois não existe tratamento capaz de reverter essa condição. O que há são alternativas de controle para seus efeitos, que ajudam a evitar o desgaste do sistema de condução cardíaco, como expliquei nos tópicos anteriores.

Como os médicos tratam um bloqueio cardíaco? A maioria dos bloqueios cardíacos não requer tratamento. Mas você pode precisar de tratamento para a doença cardíaca que causou o seu bloqueio cardíaco.

Betabloqueadores. Betabloqueadores geralmente são usados em associação aos inibidores da ECA e são outro medicamento fundamental no tratamento da insuficiência cardíaca.

Na grande maioria dos casos, a prática de atividades físicas pode ser iniciada ou retomada logo após o período de recuperação do implante de marcapasso. No entanto, cada caso deve ser analisado pelo médico responsável. Seguir as orientações médicas é fundamental.

Ter bradicardia ou bloqueio nem sempre é um problema de saúde. Crianças, adultos jovens e atletas podem ter bradicardia ou bloqueios leves e ainda assim serem saudáveis.

O desenvolvimento de dor precordial associada ao bloqueio de ramo esquerdo (BRE) intermitente na ausência de doença arterial coronariana tem sido descrito na literatura como síndrome do bloqueio de ramo esquerdo doloroso.