O que é bossa do dente?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

5- Bossa: Elevação arredondada situada no 1/3 cervical da face vestibular de todos os dentes, entre os terços cervical e médio da face lingual de pré-molares e molares e nas faces proximais, contribuindo para o ponto de contato.

Sulco principal: Depressão em forma de sulco que separa as cúspides dos dentes. Sulco secundário: Depressão menos profunda que o sulco principal. Aparece em forma e número variados, principalmente sobre as cúspides e na delimitação das cristas marginais.

FORAME CEGO: depressão profunda, semelhante a uma fosseta que pode surgir entre a fossa lingual e o cíngulo dos incisivos superiores (típico do IL).

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais.

Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas.

Nesse caso, o dentista deverá regularizar qualquer ponta que o dente tenha, aplicar ionômero de vidro ou restaurar com resina. Caso ache o fragmento, colocar em soro ou ainda em na boca (com saliva) e levar ao consultório em até 24 horas, pode ser colado.

E quando o aspecto ondulado não some? A dentista esclarece que o normal é que a superfície incisal seja desgastada com o tempo e, por isso, deixa de ser observada na maioria dos adultos. Ainda assim, se isso não acontece, não é preciso se preocupar.

Quando eles começam a nascer, é totalmente normal que os dentes tenham em sua anatomia os três mamelos (ou mamelões) nas bordas, dando a aparência de ondinha ou serrinha. No entanto, há casos em que essa característica permanece até a idade adulta, causando certo desconforto na harmonia do sorriso.

A pigmentação do sulco, quando não é cárie, não causa malefícios ao paciente. Se seu dentista disser que é cárie e você ficar na dúvida, observe se tem manchas brancas ou cavitadas (com buraquinhos) nessa região. Assim, se tiver, provavelmente seja cárie.

Como remover sulco pigmentado? Caso seja verificado que, de fato, não se trata de cárie, mas de sulco pigmentado, é possível eliminar essas manchas através da profilaxia dentária. Trata-se da mesma técnica utilizada para a remoção do tártaro e da placa bacteriana.

A serrinha também é chamada de ondulações no dente. No entanto, o mais comum é se referir como “a serrinha dos dentes” ou “dentes de serrinha”. Você pode notar que os dentes com serrinha costumam ser os incisivos superiores e inferiores. Muitas pessoas dizem que elas estão ali para ajudar na mordida.

Elas são duas: Face vestibular: é a frente do dente. Essa face fica voltada para os lábios ou bochecha. Face lingual/palatal: é parte de trás do dente.

PONTE DE ESMALTE: eminência linear que une cúspides, interrompendo um sulco principal.

As “serrinhas” nos dentes são os MAMELOS DENTÁRIOS! Eles são parte da estrutura dentária e são muito comuns no processo de desenvolvimento. Com o passar do tempo vão sofrendo desgaste e se tornam menos visíveis.

Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.

Quanto custa um canal de dente em 2022? O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

Hoje, o primeiro molar superior deve ser encarado como um dente que apresenta, normalmente, quatro canais, que podem estar distribuídos do seguinte modo: um canal na raiz palatina (na literatura há casos citados de dois canais nessa raiz), um canal na raiz vestíbulo-distal e dois canais na raiz vestíbulo-mesial.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.

A raiz residual é muito perigosa e normalmente fica em um local bem escondido ou mesmo dentro da gengiva mas pode estar mais aparente em alguns casos. A raiz residual nada mais é que um resto, um pedaço de dente que ficou preso ao osso por algum motivo.

Além do incômodo e da dor, a raiz residual pode causar mau hálito. Isso acontece quando há o acúmulo de alimentos no “vazio” que o dente deixou. A região tende a ser mais difícil de limpar, levando à proliferação de bactérias.